Reações em cursos a distância: revisão da literatura

Autores

  • Thaís Zerbini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
  • Gardênia Abbad Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Avaliação de TD&E, curso a distância, avaliação de reações em TD&E, revisão de literatura.

Resumo

Em um sentido ideal, uma ação de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) deveria produzir reações favoráveis em seus participantes. Com base no Modelo de Avaliação Somativo e Integrativo – MAIS de Borges-Andrade (2006), o objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre o nível de avaliação Reação ao discutir conceitos, definições e medidas, e apresentar resultados de pesquisas, com ênfase em cursos ofertados a distância. Os critérios de seleção do material seguiram os padrões de revistas científicas com corpo editorial. Discute-se a qualidade dos instrumentos de medida existentes, bem como o relacionamento do nível de Reação com outras variáveis de interesse em TD&E. As considerações finais da revisão sugerem a disseminação da utilização das medidas de Reação de cursos a distância nas organizações de trabalho e também em instituições de ensino que ofertam cursos desta natureza, visando ao aprimoramento do planejamento instrucional utilizado.

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Publicado

2010-05-17

Como Citar

Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Reações em cursos a distância: revisão da literatura. Psico, 41(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/5354