Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil

Autores

  • Susie Helena Araújo Ferreira FFCLRP
  • Sylvia Domingos Barrera FFCLRP-USP

Palavras-chave:

Ambiente familiar, Desempenho acadêmico, Educação infantil.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre ambiente familiar e desempenho escolar na Educação Infantil. Participaram 30 crianças, com idade entre cinco e seis anos, alunas do Pré-III de uma escola pública, e um informante familiar das mesmas. Os pais responderam um questionário sobre condições socioeconômicas, educacionais, constituição familiar, e também o RAF – Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. O desempenho escolar foi avaliado pelas habilidades de escrita dos alunos. Os resultados indicaram associação entre desempenho e recursos do ambiente familiar (RAF), especialmente brinquedos, jornais, revistas e livros e entre escolaridade materna e RAF. Constituição familiar e nível socioeconômico (NSE) não se associaram ao desempenho, mas foi obtida correlação entre NSE e RAF. Conclui-se que os principais fatores associados ao desempenho escolar são a presença de objetos culturais, que podem ser propiciado pela escola, discutindo-se a necessidade desta rever certos mitos relativos às “causas familiares” do fracasso escolar.

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Biografia do Autor

Susie Helena Araújo Ferreira, FFCLRP

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Sylvia Domingos Barrera, FFCLRP-USP

Profa. do Depto. de Psiclogia e Educação da FFCLRP - USP Dra. em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Ferreira, S. H. A., & Barrera, S. D. (2010). Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil. Psico, 41(4). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/5686