Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil
Palavras-chave:
Ambiente familiar, Desempenho acadêmico, Educação infantil.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre ambiente familiar e desempenho escolar na Educação Infantil. Participaram 30 crianças, com idade entre cinco e seis anos, alunas do Pré-III de uma escola pública, e um informante familiar das mesmas. Os pais responderam um questionário sobre condições socioeconômicas, educacionais, constituição familiar, e também o RAF – Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. O desempenho escolar foi avaliado pelas habilidades de escrita dos alunos. Os resultados indicaram associação entre desempenho e recursos do ambiente familiar (RAF), especialmente brinquedos, jornais, revistas e livros e entre escolaridade materna e RAF. Constituição familiar e nível socioeconômico (NSE) não se associaram ao desempenho, mas foi obtida correlação entre NSE e RAF. Conclui-se que os principais fatores associados ao desempenho escolar são a presença de objetos culturais, que podem ser propiciado pela escola, discutindo-se a necessidade desta rever certos mitos relativos às “causas familiares” do fracasso escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.