Autopercepção no Rorschach de vítimas de abuso sexual infantil
Palavras-chave:
avaliação psicológica, sistema compreensivo, evidência de validade, crianças e adolescentes, saúde pública.Resumo
Este estudo teve como objetivo buscar a validade do Rorschach em vítimas de abuso sexual. Participaram 76 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 14 anos, do ensino fundamental e médio, com nível socioeconômico médio-baixo, divididos em dois grupos distintos, um grupo de vítimas e outro de não-vítimas. Foram utilizados uma ficha sociodemográfica e o Rorschach no Sistema Compreensivo. O teste MANOVA revelou diferenças significativas entre os indicadores do Rorschach nas respostas de movimento inanimado m, e de conteúdo sangue B1. As respostas de conteúdo anatômico An, mórbido MOR, sexual Sx, e de qualidade formal FQ- demonstraram pontuações mais altas no grupo de vítimas. A presença de uma autopercepção distorcida e de uma autoestima rebaixada nas vítimas pode ser decorrente do processo de vitimização. Esses resultados são consistentes com estudos anteriores e apóiam a validade do uso do Rorschach na avaliação de vítimas de abuso sexual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.