Dermatite Atópica: experiência com grupo de crianças e familiares do ambulatório de dermatologia sanitária
Palavras-chave:
Dermatite atópica, pele, criança, relações familiares.Resumo
A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória da pele, de caráter crônico, caracterizada por prurido intenso e frequentemente associada a outras atopias. Este artigo relata a experiência de um grupo de crianças e familiares de portadores de DA, que participaram de uma modalidade de atendimento interdisciplinar, incluindo profissionais da medicina, psicologia, nutrição e serviço social. Os grupos foram realizados mensalmente e contaram com participação média de 20 pessoas, tendo como tema a saúde da pele e os aspectos psicossociais relacionados ao desenvolvimento e agravamento da doença. Os achados apontam que a abordagem interdisciplinar resultou em um aumento da adesão, verificado pela presença das crianças nos grupos e consultas clínicas. Percebeu-se que os pais que estabelecem uma boa relação de apego com seus filhos portadores de DA, revelaram maior colaboração com as rotinas de cuidado das crianças, apresentando uma evolução clínica mais rápida, com diminuição das lesões de pele.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.