Fazer de “soldadinho”: as dificuldades no trabalho de agentes comunitários de saúde
Palavras-chave:
agentes comunitários de saúde, programa saúde da família, psicologia da saúde.Resumo
Este artigo analisa as concepções das dificuldades no trabalho descritas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a partir de onze entrevistas abertas realizadas com ACSs trabalhadores de Núcleos de Saúde da Família da cidade de Ribeirão Preto. Através da análise temática de conteúdo quatro temas foram levantados, a saber: “relacionamento com os usuários”, “relacionamento com a equipe”, “falta de recompensa” e “residir na área”. Tais temas foram descritos e analisados a partir de teóricos da saúde coletiva. Ressalta-se que mudanças significativas nas práticas em saúde vêm sendo conquistadas a partir da inserção dos ACSs no Programa Saúde da Família (PSF), mas faz-se necessário repensar características de seu trabalho, buscando potencializar a criatividade e a valorização do trabalho dos ACSs na equipe de saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.