O incumprimento do contrato psicológico: contributo para a adaptação de escalas de violação e ruptura
Palavras-chave:
Adaptação, violação, ruptura, contrato psicológico.Resumo
O presente estudo constitui um contributo para a adaptação de escalas relativas ao incumprimento do contrato psicológico, através da escala de violação do contrato psicológico de Robinson e Morrinson (2000) e a escala de ruptura do contrato psicológico de Rousseau (2000). A escala de violação do contrato psicológico é constituída por cinco itens, numa escala tipo Likert de 5 pontos, desde o discordo totalmente até ao concordo totalmente, havendo dois dos itens que estão invertidos. A ruptura do contrato psicológico (Rousseau, 2000) a escala é constituída por quatro itens, distribuídos também numa escala de cinco pontos. A amostra final é constituída por 635 activos humanos de universidades públicas portuguesas. Na solução factorial confirmatória da escala de ruptura do contrato psicológico, os dados apontam para um melhor ajustamento numa estrutura de dois factores. Na escala de violação do contrato factorial a melhor solução encontrada também aponta para dois factores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.