Perfis de estudantes e a relação entre abordagens de aprendizagem e rendimento escolar
Palavras-chave:
Abordagens de aprendizagem, perfis, rendimento.Resumo
O presente estudo investiga se grupos de estudantes com perfis distintos de abordagens, profunda e superficial, apresentam diferenças no rendimento escolar. Foram analisados dados de 679 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola particular de Belo Horizonte. Para identificação e comparação dos grupos foram realizados os procedimentos de agrupamento em clusters, através da técnica k-means, e análise da variância através da ANOVA. Quatro perfis de estudantes foram identificados: profundos (alta AP e baixa AS), superficiais (baixa AP e alta AS), estratégicos (alta AP e alta AS) e não estratégicos (baixa AP e baixa AS). Os estudantes profundos apresentam desempenho superior em todas as disciplinas e os estudantes superficiais apresentam desempenho inferior. As diferenças entre os perfis são discutidas, assim como suas implicações para a teoria das abordagens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.