O desenvolvimento do contrato psicológico orientado para desempenhos de elevado rendimentora
Palavras-chave:
Contrato Psicológico, Objectivos, Desempenho.Resumo
O objectivo deste artigo consiste em demonstrar, conceptualmente, a relevância do contrato psicológico para a performance dos indivíduos nas organizações. O contrato de trabalho pode ser percepcionado de duas formas: o contrato formal, explicitado sob a forma de um contrato de trabalho escrito, e outra, informal e implícita, o contrato psicológico. Ambos envolvem direitos, obrigações e expectativas por parte do indivíduo e da organização. A literatura acentua a relevância do contrato psicológico transaccional, em detrimento de um contrato psicológico mais relacional, apesar dos contratos psicológicos assumidos pelos indivíduos se situarem, na realidade, num contínuo entre estes dois tipos de contratos. Neste estudo é apresentado um modelo conceptual explicativo do desenvolvimento dinâmico do contrato psicológico, orientado para performances de elevado rendimento. São analisados os contributos do contrato psicológico para o aprofundar de relações de compromisso, através de um maior envolvimento dos indivíduos no processo de definição de objectivos, e consequentes impactos ao nível da performance. O modelo propõe o estabelecimento de uma relação positiva e significante entre: confiança (cumprimento do acordo e justiça percebida), compromisso (objectivos) e performance (elevado rendimento).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.