Intervenções profissionais no contexto das deficiências

Autores

  • Juliana Unis Castan
  • Mônica Medeiros Kother Macedo

Palavras-chave:

disability, helping relationship, professional intervention

Resumo

Indivíduos com deficiências representam uma porcentagem considerável da população. Nos Estados Unidos, quase 20% da população civil, com mais 5 anos anos de idade, tem algum tipo de deficiência (U.S. Census Bureau, 2000). No Brasil, eles representam quase 15% da população (Bercovich, 2006). Para ajudar esses indivíduos a terem uma vida satisfatória, com significado e se tornarem membros produtivos da sociedade, profissionais da saúde e da educação devem estar preparados para atender as necessidades específicas dessa população. Três pilares constituem a base profissional: conhecimento, técnica e atitudes (Luecking, Fabian e Tilson, 2004). Esse artigo aborda, especialmente, a importância das atitudes, não só por sua relevância, mas, também, devido a sua aplicabilidade em diferentes profissões. O artigo inicia apresentando definições de deficiência, seguidas de dados estatísticos dos Estados Unidos e do Brasil a respeito de sujeitos com deficiências. Também, são abordados os dois pilares referidos de forma mais breve, enquanto o terceiro é explorado com mais profundidade. Finaliza-se o artigo mencionando pesquisas a respeito das deficiências, assim como propondo aspectos a serem mais estudados nesta temática.

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Como Citar

Castan, J. U., & Macedo, M. M. K. (2010). Intervenções profissionais no contexto das deficiências. Psico, 40(3). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/6596

Edição

Seção

Artigos