Agressividade na infância e contextos de desenvolvimento: família e escola
Palavras-chave:
agressão, infância, escola, família.Resumo
Com o objetivo de descrever os níveis de agressividade geral, na escola e na família de crianças e associá-los a variáveis demográficas e educacionais, aplicou-se uma escala de agressividade em 598 estudantes do ensino fundamental de três escolas. Constatou-se que os comportamentos agressivos são mais frequentes no meio familiar que no escolar, que os meninos apresentam mais comportamentos agressivos, especialmente na escola, que a agressividade relativa à família tende a aumentar com a idade e que, nessa forma de hostilidade, o sexo não é uma variável relevante. Há, ainda, evidências de que uma qualidade de ensino elevada atua como fator de proteção em relação a esse problema. Estudos adicionais são recomendados, especialmente aqueles com desenho longitudinal, capazes de analisar o desenvolvimento dos comportamentos agressivos ao longo da infância e da adolescência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.