Reconhecimento e saúde mental na atividade de segurança pública
Palavras-chave:
reconhecimento, saúde do trabalhador, saúde mental, psicodinâmica do trabalho, Guarda MunipalResumo
Este estudo teve como propósito de investigação a saúde mental no trabalho, focando no reconhecimento do trabalhador. O campo de pesquisa foi a Guarda Municipal de Porto Alegre – GMPA, mais especificamente o Grupamento Especial Motorizado – GEM. Os sujeitos, guardas municipais, são trabalhadores que têm como atividade a segurança urbana. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Psicodinâmica do Trabalho, que se propõe, através da escuta e da fala, saber sobre a organização do trabalho e a eficácia das estratégias, analisando a fala e escutando o sofrimento. Com este estudo foi possível apreender os aspectos subjetivos e objetivos do cotidiano do trabalho e as estratégias que constroem para serem reconhecidos pela população através dos serviços prestados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.