A Inserção do Psicólogo na Estratégia de Saúde da Família e a Transição de Paradigma em Saúde
Palavras-chave:
Psicologia, ESF, SUS, integralidade, interdisciplinaridade.Resumo
Este trabalho discute alguns dos modelos de compreensão do binômio saúde-doença e suas aplicações no Sistema Único de Saúde brasileiro. Para tanto, faz-se uma revisão de estudos sobre a situação da Estratégia de Saúde da Família com relação à sua atuação, destacando-se a predominância de práticas fragmentadas e uma visão de saúde como ausência de doença somente, apesar do preceito de integralidade preconizado pelo SUS. Argumenta-se a favor da inserção do psicólogo na saúde pública como participante das equipes de saúde da família pelo entendimento de que este profissional pode dar uma contribuição importante para a superação do modelo hegemônico em saúde (biomédico) por um modelo mais abrangente e integrado, que reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional, no qual interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais e caminha para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.