Estudo Psicossocial da Maconha entre Adolescentes do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE
Palavras-chave:
Maconha, estudantes, representações sociais.Resumo
Tendo em vista o aumento do uso abusivo de substâncias psicoativas, em particular, a maconha, na realidade brasileira, a presente pesquisa teve como objetivo verificar as representações sociais acerca do uso da maconha entre estudantes do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE. Participaram 50 sujeitos, de ambos os sexos, do ensino fundamental e médio, com média de idade de 20 anos. Utilizou-se entrevista semiestruturada e o teste de associação livre de palavras que precederam as regras de anonimato e espontaneidade à participação; utilizou-se a análise de conteúdo e a técnica das redes semânticas para compreensão dos resultados. Foram apreendidas representações da maconha sendo ressaltados os aspectos prejudiciais de sua utilização pelos estudantes. Conclui-se pela importância de medidas preventivas de intervenção com jovens e por meio de informação e sensibilização aos danos partindo das representações colhidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.