Avaliação assistida em crianças com problemas de comunicação e de aprendizagem em contexto de intervenção

Autores

  • Tatiane Lebre Dias Universidade Federal de Mato Grosso
  • Kely Maria Pereira de Paula Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erika da Silva Ferrão Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Avaliação assistida, problemas de comunicação, dificuldades de aprendizagem, programas de intervenção.

Resumo

A inclusão escolar tem demandado novas formas de avaliar os processos de aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais ou dificuldades de aprendizagem (DA). As contribuições da avaliação assistida para essa área foram apresentadas neste trabalho que reuniu dados de dois estudos feitos com crianças de 8 a 12 anos de idade, sendo 7 com déficits (leve a severo) nas habilidades de linguagem e comunicação, usando-se o Children’s Analogical Thinking Modifiability Test (CATM) adaptado, antes e após intervenção com Sistema Computadorizado de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), e 34 alunos com DA, pelo Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Diversas (PBFD), antes e após programa de promoção da criatividade. Também foram aplicadas provas cognitivas psicométricas, observando-se baixo desempenho. Contudo, todas as crianças apresentaram ganhos entre o pré e pós-teste. Os dados mostram que a modalidade assistida de avaliação é prescritiva e sensível para avaliar os efeitos de programas para essa população.

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Biografia do Autor

Tatiane Lebre Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação da UNiversidade do Estado de Mato Grosso.

Kely Maria Pereira de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Sônia Regina Fiorim Enumo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia; Docente do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo; Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Erika da Silva Ferrão, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia; Docente do Departamento de Psicologia do Centro Universitário de Vila Velha

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Publicado

2011-08-29

Como Citar

Dias, T. L., Paula, K. M. P. de, Enumo, S. R. F., & Ferrão, E. da S. (2011). Avaliação assistida em crianças com problemas de comunicação e de aprendizagem em contexto de intervenção. Psico, 42(3). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/7828

Edição

Seção

Artigos