Avaliação materna dos problemas cognitivos da desatenção, da actividade motora e da PHDA
Palavras-chave:
PHDA, Escalas de Conners, mães, hiperactividade, desenvolvimento infantil.Resumo
O presente estudo consistiu na avaliação pelas mães, de crianças com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), dos problemas cognitivos, da desatenção, da actividade motora e da PHDA dos seus filhos. A amostra é constituída por trinta mães de crianças afectas ao Centro de Desenvolvimento Infantil do Hospital de Faro. O instrumento utilizado foi a Escala de Conners para Pais, versão revista (forma reduzida) adaptada para a população portuguesa. As mães foram contactadas no momento da consulta de desenvolvimento dos seus filhos e convidadas a participar na investigação através de consentimento informado. Os resultados permitiram confirmar o diagnóstico de PHDA na maioria das crianças da amostra estudada. Não encontrámos nenhuma associação entre as crianças que se encontravam medicadas e os valores dos índices obtidos na Escala de Conners.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.