Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho
Palavras-chave:
Discurso, interdiscurso, trabalho, organizações.Resumo
No contexto contemporâneo da gestão da qualidade nas empresas, este estudo de caso objetivou analisar de que modo as políticas de gestão expressas por meio de missões, visões e valores construídos e declarados por duas empresas multinacionais podem ser acessados como reguladores de práticas políticas, sociais e ambientais veiculadas em nossa cultura. Por meio da Análise do Discurso (AD) de matriz francesa, a noção de interdiscurso nos ajuda a compreender que a missão não é isenta nem criada na e pela organização, mas resultado de uma articulação com discursos presentes em outros contextos acerca da qualidade e da competitividade. Notamos, ainda, uma tendência à monossemia e à uniformização do dizer (discurso autoritário), como se houvesse um padrão a ser seguido quando se delimitam esses aspectos em uma organização, não abrindo a possibilidade de uma leitura polissêmica da realidade, do trabalho e do próprio sujeito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-13
Como Citar
Scorsolini-Comin, F. (2012). Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho. Psico, 43(3). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/8055
Edição
Seção
Artigos