A Problemática do Desenvolvimento de Crianças Assistidas por Clínicas-Escola Brasileiras Mudaram no Decorrer das Décadas?
Palavras-chave:
Clinica-escola, problemática do desenvolvimento, crianças.Resumo
Objetiva-se verificar, através de dados estatísticos inferenciais, se houve mudanças nas descrições das problemáticas do desenvolvimento de crianças assistidas por clínicas-escola brasileiras com o passar das últimas três décadas. Foi realizada pesquisa quantitativa descritiva, retrospectiva, a partir de material documental arquivado sobre atendimento psicoterápico de 2155 crianças (idade de um a 12 anos) de três clínicas-escola de Porto Alegre, RS. Para determinar a variável problema desenvolvimental foram utilizadas as escalas do CBCL. Constatou-se que as meninas foram encaminhadas apresentado mais problemas desenvolvimentais relacionados a retraimento/depressão (c² = 29,909; p < 0,001), e os meninos, problemas de atenção (c² = 29,909; p < 0,001). Os problemas desenvolvimentais que apareceram com frequências semelhantes entre os sexos nas três décadas foram: problemas de aprendizagem, comportamento desafiador e problemas de pensamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.