Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA
Palavras-chave:
DAWBA, queixa escolar, transtorno psiquiátrico, criança.Resumo
Queixa escolar é um dos principais motivos de encaminhamento de crianças à rede pública de saúde e clínicas-escola de psicologia. Estudos sugerem que no segmento de crianças encaminhadas com queixa escolar, a prevalência de problemas de saúde mental é maior que na população geral. Este trabalho teve como objetivo identificar transtornos psiquiátricos associados à queixa escolar segundo categorias do DSM-IV-TRTM, além da descrição da clientela. Participaram 103 crianças com queixa escolar, de seis a doze anos, inscritas em uma clínica-escola de psicologia. Foram feitas consultas aos prontuários e aplicação junto ao responsável da versão brasileira do Development and Well-Being Assesment (DAWBA), entrevista de diagnóstico psiquiátrico na infância compatível com o DSM-IV-TRTM. Foi encontrada alta prevalência de crianças com problemas de saúde mental, história prévia na área de saúde e uso de medicação psicotrópica. O trabalho oferece subsídios para a defesa de políticas públicas na área de saúde mental infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-05-25
Como Citar
D’Abreu, L. C. F., & Marturano, E. M. (2011). Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA. Psico, 42(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/8487
Edição
Seção
Artigos