Avaliação de Medidas Implícitas e Explícitas de Carreira e Gênero
Palavras-chave:
Carreira, gênero, teste de associação implícitaResumo
Mudanças recentes no mundo do trabalho apontam a existência simultânea de padrões de carreira e gênero tradicionais e modernos. Como consequência há uma discrepância entre as rápidas transformações e as menos ágeis mudanças nas atitudes sobre esses temas. Porém nem sempre é possível acessar tais atitudes através de medidas explícitas. O presente estudo teve por objetivo criar e validar uma medida de associação implícita de carreira e gênero, além de comparar atitudes implícitas e explícitas em relação a esses temas. Cinquenta universitários (29 mulheres) com média de 22 anos responderam o teste de associação implícita (TAI) carreira-gênero e duas questões abertas sobre o papel de homens e mulheres no mercado de trabalho. Os resultados indicaram que o TAI é capaz de identificar vieses associando mulheres e carreiras modernas e homens e carreiras tradicionais, além de caracterizar diferenças de viés entre homens e mulheres, com e sem experiência prévia de trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.