Exaustão emocional associada a pensamentos e comportamentos autolesivos e ideação suicida em estudantes de medicina de uma universidade peruana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2025.1.46519

Palavras-chave:

exaustão emocional, automutilação, ideação suicida, estudantes universitários, Peru

Resumo

Introdução: o esgotamento emocional e os transtornos mentais têm se tornado um problema crescente nos últimos anos na comunidade universitária. O objetivo desta pesquisa foi determinar se existe associação entre exaustão emocional com a presença de pensamentos e comportamentos autolesivos, além da ideação suicida em estudantes de medicina de uma universidade peruana.
Materiais e métodos: trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal. O diagnóstico de fadiga foi determinado com a Escala de Exaustão Emocional (ECE), comportamentos autolesivos com o Questionário de Automutilação (SHQ) e ideação suicida com a Escala de Ideação Suicida de Beck (ISB). A amostra foi composta por 283 estudantes de medicina da Universidade Peruana los Andes,
durante o período letivo 2023-II, que foram pesquisados de forma probabilística, estratificada, que atendeu aos critérios de inclusão e
exclusão. Adicionalmente, o estudo atende aos princípios éticos da pesquisa biomédica através da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e aprovação do comitê de ética.
Resultados: foram entrevistados 283 estudantes de medicina. A pontuação média de exaustão emocional e pensamentos e comportamentos autolesivos foi de 29,87 (DP = 8,98) e 1,18(DP=1,04), respectivamente. Além disso, 26,85% dos participantes apresentaram comportamentos autolesivos. Verificou-se que a exaustão emocional não esteve associada à presença de pensamentos e comportamentos autolesivos (p= 0,231; Rs=0,100), mas sim à presença de ideação suicida (p=0,025; Rs=0,134).
Conclusão: a exaustão emocional não esteve associada à presença de pensamentos e comportamentos autolesivos, mas sim à ideação suicida.

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Biografia do Autor

Christian Renzo Aquino-Canchari, Universidade de Huánuco (UDH), Huánuco, Peru.

Mestrado em Estomatologia pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), Lima, Peru; cirurgião-médico formado pela Universidade Peruana de Los Andes (UPLA). Dentista da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (UIGV), Lima, Peru. Professor na Universidade Peruana Los Andes (UPLA), HuancayoJunín e Universidad Privada Franklin Roosevelt, Huancayo, Peru, e professor de pesquisa na Universidade de Huánuco (UDH), Huánuco, Peru.

Diana Maricielo Florez-Soto, Universidade Peruana dos Andes (UPLA), Sociedade Científica de Estudantes de Medicina dos Andes (SOCIEMLA), Huancayo, Junín, Peru.

Estudante da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Peruana dos Andes (UPLA), HuancayoJunín, Peru. Membro da Sociedade Científica de Estudantes de Medicina Los Andes (SOCIEMLA), Huancayo, Peru.

Adriana Isabel Lorenzo-Roque, Universidade Peruana dos Andes (UPLA), Sociedade Científica de Estudantes de Medicina dos Andes (SOCIEMLA), Huancayo, Junín, Peru.

Estudante da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Peruana dos Andes (UPLA), HuancayoJunín, Peru. Membro da Sociedade Científica de Estudantes de Medicina Los Andes Huancayo (SOCIEMLA), Peru.

Nicole Stephanie Baquerizo-Quispe, Universidade Peruana dos Andes (UPLA), Sociedade Científica de Estudantes de Medicina dos Andes (SOCIEMLA), Huancayo, Junín, Peru.

Estudante da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Peruana dos Andes (UPLA), HuancayoJunín, Peru. Membro da Sociedade Científica de Estudantes de Medicina Los Andes Huancayo (SOCIEMLA), Peru.

Santiago Angel Cortez-Orellana, Universidade Peruana dos Andes (UPLA), Faculdade de Medicina Humana, Huancayo, Junín, Peru.

Doutor em Medicina pela Universidad Peruana Los Andes, Huancayo, Peru; cirurgião especialista em Medicina Forense. Professor na Universidad Peruana Los Andes (UPLA) e Universidad Continental, HuancayoJunín, Peru.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Aquino-Canchari, C. R., Florez-Soto, D. M., Lorenzo-Roque, A. I., Baquerizo-Quispe, N. S., & Cortez-Orellana, S. A. (2025). Exaustão emocional associada a pensamentos e comportamentos autolesivos e ideação suicida em estudantes de medicina de uma universidade peruana. Scientia Medica, 35(1), e46519. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2025.1.46519

Edição

Seção

Artigos Originais