A pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.40941Palavras-chave:
Pré-aparência (Vor-Schein), Antecipação transgressiva, EstéticaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Parte-se da hipótese interpretativa de que a estética utópico-concreta blochiana é sustentada na relação entre as categorias da pré-aparência (Vor-Schein) e da transgressão (überschreitung). O artigo problematiza as interpretações do conceito de pré-aparência (Vor-Schein) antes de expor as duas questões centrais da estética para Bloch: a aparência e a verdade da obra de arte. Segundo ele, a aparência da obra de arte não é a fonte do teor de utopia concreta presente na obra, mas sim a expectativa bem fundada nela. Assim, na expectativa bem fundada da obra, pode-se problematizar a questão da verdade na/da obra de arte, uma vez que a estética blochiana não abandona o mundo real, mas permanece imanente.
Downloads
Referências
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Tradução de Nélio Schneider. Rio de Janeiro: EDUERJ: Contraponto, 2005. v. 1.
BLOCH, Ernst. Experimentum Mundi: Question, catégories de l’élaboration, praxis. Traduction et notes de Gerard Raulet. Paris: Payot, 1981.
BLOCH, Ernst. Experimentum Mundi. Frage, Kategorien des Herausbringens, Praxis. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1985. (Gesamtausgabe, Band 15).
BLOCH, Ernst. Tübinger Einleitung in die Philosophie. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1985.
FREDRIC, Jameson. Marxism and Form: twentieth-century dialectical theories of literature. New Jersey: Princeton University Press, 1974. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400884506
FURTER, Pierre. Dialética da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
HORNÄK, Sara. Espinosa e Vermeer: a imanência na filosofia e na pintura. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Paulus, 2010.
MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Um capítulo da história da modernidade estética: Debate sobre o expressionismo (Ernst Bloch, Hanss Eisler, Georg Lukács e Bertolt Brecht). 2. ed. São Paulo: Unesp, 2016.
MÜNSTER, Arno. Figures de l’utopie dans La pensée d’Ernst Bloch. Paris: Hermann Philosophie, 2009.
RAULET, Gérard. Utopie – Marxisme selon Ernst Bloch: un système de l’inconstructible. Paris: Payot, 1976.
UEDING, Gert. Blochs Ästhetik des Vor-Scheins. In: BLOCH, Ernst (hrsg.). Ästhetik des Vor-Scheins. Frankfurt/ M: Suhrkamp Verlag, 1974. bd. 1.
UEDING, Gert. Tagtraum, künstlerische Produktivität und Werkprozeß. In: BLOCH, Ernst (hrsg.). Ästhetik des Vor-Scheins. Frankfurt/M: Suhrkamp Verlag, 1974. bd. 2.
UEDING, Gert. L’art comme utopie: remarques sur l’esthétique du pré-apparaître chez Ernst Bloch. In: RAULET, Gerard (ed.). Utopie – Marxisme selon Ernst Bloch: un système de l’inconstructible. Paris: Payot, 1976. p. 68-79.
VIDAL, Francesca. Kunst als Vermittlung von Welterfahrung. Zur Rekonstruktion der Ästhetik von Ernst Bloch. Würzburg: Königshausen & Neumann, 1994.
VIDAL, Francesca. Ästhetik. In: DIESTSCHY, Beat; ZEILINGER, Doris; ZIMMERMANN Rainer (hrsg.). Bloch-Wörterbuch: Leitbegriffe der Philosophie Ernst Blochs. Berlin: De Gruyter 2012. p. 13-38. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110256710.13
ZIPES, Jack. Introduction: Toward a Realization of Anticipatory Illumination. In: BLOCH, Ernst. The Utopian Functon of Art and Literature: Selected Essays. Studies in contemporary German social thought. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Veritas (Porto Alegre)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.