Introdução à lógica da medida segundo Hegel
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.45666Palavras-chave:
Lógica de Medida, Qualidade e quantidade, Sem medida, Indiferencia Absoluta.Resumo
A pesquisa trata de uma introdução à lógica da medida de Hegel. O objetivo é fornecer uma visão geral da terceira seção da Lógica do Ser: a Lógica da Medida. O problema é entender o porquê a unidade subjacente do ser é denominada de indiferença absoluta e como ela se diferencia da indiferença do ser puro? Em outras palavras, a indiferença absoluta é descrita como relação quantitativa inversa dos fatores de duas determinações qualitativas. Então, como essa contradição é dissolvida e, ao mesmo tempo, possibilita a passagem para a essência? Para explicitar esse problema, primeiramente, reconstruímos o desenvolvimento lógico da categoria da medida na terceira seção da Lógica do Ser; descrevemos a contradição da indiferença absoluta de duas qualidades como uma relação quantitativa inversa entre seus fatores. Depois, apresentamos a categoria da medida segundo a Enciclopédia. Há uma dupla transição na Lógica do Ser a partir da lógica da medida: da quantidade para a qualidade e da qualidade para a quantidade. A transição da medida para o sem medida e, deste, para a indiferença absoluta explicita a suprassunção de todas as determinidades qualitativas e quantitativas do ser.
Downloads
Referências
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. A Ciência da Lógica. Em Compêndio (1830). Ed. 1. São Paulo: Edições Loyola, 1995.
HEGEL, G.W.F. Ciência da Lógica. 1. A Doutrina do Ser. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.
HEGEL, G.W.F. Ciência da Lógica. 2. A Doutrina da Essência. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
SCHELLING, F.W.J. Darstellung meines Systems der Philosophie (1801) p. 105-212. In: Sämtliche Werke. K.F.A. Schelling (Org.). Bd. IV. Stuttgart 1856-186, 1801.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Veritas (Porto Alegre)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.