Barboza, J. O náufrago da existência

Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal. São Paulo: Editora Unesp, 2022, 177 p.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.45754

Palavras-chave:

Schopenhauer, Machado de Assis, caricatura, paródia, ética animal

Resumo

O livro O náufrago da existência: Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal, de Jair Barboza, explora a influência de Schopenhauer na obra de Machado de Assis, propondo que a personagem Quincas Borba seja uma caricatura do filósofo alemão e sua filosofia do humanitismo, uma paródia do pessimismo metafísico schopenhaueriano. Barboza baseia-se em descobertas bibliográficas e analisa obras como Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba para fundamentar sua tese. Ele também destaca a ética animal em Machado, influenciada por Schopenhauer, e como essa abordagem foi seguida por outros autores brasileiros. O livro é destinado a leitores interessados na intersecção entre literatura e filosofia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleisy Picoli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de pesquisa na Johannes Gutenberg-Universität Mainz, Alemanha, financiado pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Publicou dois artigos internacionais no Schopenhauer Jahrbuch na Alemanha. Atuou como professora no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São Roque e na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Autora do livro A Crítica do Livre-Arbítrio por Arthur Schopenhauer, vencedor do 1º lugar no XIX Concurso de Monografias do IFCH/Unicamp. É também coautora do livro Schopenhauer e a religião da NéfipOnline.

Referências

ASSIS M. “O autor de si mesmo”. Brasília: Portal Domínio Público (Ministério da Educação); Florianópolis: Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL/UFSC), 1895. Disponível em: https://machado.mec.gov.br . Acesso em: 31 ago. 2022.

ASSIS, M. Quincas Borba [QB]. Brasília: Portal Domínio Público (Ministério da Educação); Florianópolis: Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL/UFSC), 2008. Disponível em: https://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/23-romance Acesso em: 31 ago. 2022.

BARBOZA, J. O náufrago da existência: Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal. São Paulo: Ed. Unesp, 2022.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. Tomo I [W I]. 2ª. ed. rev. São Paulo: Ed. Unesp, 2015a.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. Tomo II [W II]. São Paulo: Ed. UNESP, 2015b.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Picoli, G. (2024). Barboza, J. O náufrago da existência: Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal. São Paulo: Editora Unesp, 2022, 177 p. Veritas (Porto Alegre), 69(1), e45754. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.45754

Edição

Seção

Resenha