Pedagogias da mediunidade
economia moral e hierarquia no Vale do Amanhecer
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2025.1.46815Palavras-chave:
Mediunidade, Aprendizagem ética, Economia moral, Ética ordináriaResumo
Neste artigo, analiso a perspectiva da economia moral na relação entre carma e graça no telos do autoaperfeiçoamento do médium na doutrina espiritualista Vale do Amanhecer sob a ótica da ética ordinária. Etnograficamente, inspiro-me nas pedagogias da mediunidade, analisando a aprendizagem prática de recém-chegados e praticantes já consagrados na doutrina por meio da noção de Jean Lave e Etienne Wenger (1991) de participação periférica legítima para conceituar estágios iniciais de inclusão e envolvimento na prática ritual evidenciados, sobretudo na relação de exemplaridade entre mestre/aprendiz. Na análise, investigo como os iniciantes aprendem a participação hábil na vida litúrgica da doutrina e, especificamente, na conduta ritual incorporada. O artigo destaca os desafios enfrentados pelos iniciantes na aquisição do repertório incorporado dos rituais, incluindo a adaptação ao uso de gestos e a negociação dos significados produzidos por meio deles. Além disso, também ilustra como a dinâmica diferenciada entre recém-chegados e veteranos calcada nas estruturas hierárquicas da doutrina influencia o processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
Das, Veena. 2010. Engaging the life of the other: love and everyday life. In Ordinary ethics: anthropology, language and action, organizado por Michel Lambek. Fordham University Press.
Das, Veena. 2012. Ordinary ethics. In A companion to moral anthropology, organizado por Didier Fassin. Lackwell. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118290620.ch8
Douglas, Mary. 2002. Foreword: no free gifts. In The gift: the form and reason for exchange in archaic societies, organizado por Marcel Mauss. Routledge.
Dumont, Louis. 1997. Homo hieráquicus: o sistema de castas e suas implicações. Edusp.
Dumont, Louis. 1985. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rocco.
Eliade, Mircea. 1978. História das crenças e das ideias religiosas: da idade da pedra aos mistérios de Eleusis. Zahar.
Fassin, Didier. 2009. Moral economies revisited. Annales, histoire, sciences sociales 64 (6) :1237-66. https://doi.org/10.1017/S0395264900027499. DOI: https://doi.org/10.1017/S0395264900027499
Faubion, James. 2001. Toward an anthropology of ethics: Foucault and the pedagogies of autopoiesis. Representations 74 (1): 83-104. https://doi.org/10.1525/rep.2001.74.1.83. DOI: https://doi.org/10.1525/rep.2001.74.1.83
Foucault, Michel. 1997. A arqueologia do saber. Forense Universitária.
Foucault, Michel. 2004. Ética, sexualidade e política. Forense Universitária.
Foucault, Michel. 2004. Hermenêutica do sujeito. Martins Fontes.
Keane, Webb. 2013. On spirit writing: materialities of language and the religious work of transduction. J. R. Anthropos. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9655.12000
Keane, Webb. 2016. Ethical life: its natural and social histories. Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400873593
Keane, Webb. 2019. How everyday ethics becomes a moral economy, and vice versa. Economics discussion papers. Kiel institute for the world economy. DOI: https://doi.org/10.5018/economics-ejournal.ja.2019-46
Keane, Webb. 2021. From ethics to politics. Fhau: journal of ethnographic theory 11 (2): 813-17. https://doi.org/10.1086/716699. DOI: https://doi.org/10.1086/716699
Keane, Webb; Bruno Reinhardt e Lucas Baumgarten.2022. Religião e economia moral. Ilha revista de antropologia 24 (2): 215-40. https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e86473. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e86473
Laidlaw, James. 2007. Religion, anthropology, and cognitive science. Carolina Acadmic Press.
Laidlaw, James. 2023. The Cambridge handbook for the anthropology of ethics. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108591249
Laidlaw, James. 2002. For an anthropology of ethics and freedom. The journal of the royal anthropological institute 8 (2): 311-32. https://doi.org/10.1111/1467-9655.00110. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9655.00110
Laidlaw, James. 2014. O sujeito da virtude: uma antropologia da ética e da liberdade. Cambridge University Press.
Lambek, Michael. 2000. Localizing islamic performances in Mayotte. In Islamic prayer across the Indian Ocean: inside and outside the Mosque, organizado por David Parkin e Stephen Headley. Routledge.
Lambek, Michael. 2010. Ordinary ethics: anthropology, language and action. Fordham University Press.
Lambek, Michael. 2013. The continuous and discontinuous person: two dimensions of ethical life. Journal of the Royal Anthropological Institute 19 (4): 837-54. https://doi.org/10.1111/1467-9655.12073. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9655.12073
Lambek, Michael. 2002. The weight of the past: living with history in Mahajanga, Madagascar. Palgrave Macmillan.
Lave, Jean, e Etiénne Wenger. 1991. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511815355
Macintyre, Alasdair. 1984. After virtue: a study in moral theory. University of Notre Dame Press.
Mahadev, Neena. 2019. Karma and grace: rivalrous reckonings of fortune and misfortune. Hau: Journal of Ethnographic Theory 9 (2): 421-38. https://doi.org/10.1086/706043. DOI: https://doi.org/10.1086/706043
Meyer, Birgit. 2015. Mediação e imediatismo: formas sensoriais, ideologias semióticas e a questão do meio. Revista de antropologia 16 (2): 145-64. https://doi.org/10.5380/campos.v16i2.53464. DOI: https://doi.org/10.5380/campos.v16i2.53464
Pinto , Hugo Miguel, e Ana Rita Carvalho. 2013. Resenha do livro Debt: the first 5,000 Years de David Graeber, 2011. Revista Crítica de Ciências Sociais 101: 157-59. https://doi.org/10.4000/rccs.5409. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5409
Pitt-Rivers, Julian. 1992. A doença da honra. In A honra: imagem de si ou dom de si – um ideal equívoco, organizado por Marie Gautherot. L&PM.
Pitt-rivers, Julian. 2011. The place of grace in anthropology. Hau: Journal of Ethnographic Theory 1 (1): 423-50. https://doi.org/10.14318/hau1.1.017. DOI: https://doi.org/10.14318/hau1.1.017
Reinhardt, Bruno. 2016. De epifania a método: a teopolítica do testemunho em um seminário pentecostal em Gana. Religião e Sociedade 36 (2): 44-70. https://doi.org/10.1590/0100-85872016v36n2cap03. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-85872016v36n2cap03
Reinhardt, Bruno. 2017. The pedagogies of preaching: skill, performance, and charisma in a Pentecostal bible school from Ghana. Journal of Religion in África 47 (1): 72-107. https://doi.org/10.1163/15700666-12340099. DOI: https://doi.org/10.1163/15700666-12340099
Robbins, Joel. 2011. Transcendência e antropologia do cristianismo: linguagem, mudança e individualismo. Religião e sociedade 31 (1): 11-31. https://doi.org/10.1590/S0100-85872011000100002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-85872011000100002
Robbins, Joel. 2017. Moral engines: exploring the ethical drives in human life. Berghahn Books.
Sassi, Mário. 2003. A conjunção de dois planos. Vale do Amanhecer.
Tambiah, Stanley. 1970. Buddhism and the spirit cults in northeast thailand. Cambridge University Press.
Weber, Max. 2000. Economia e sociedade. Universidade de Brasília.
Weber, Max. 1958. The religion of India. The sociology of hinduism and buddhism. Free Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Civitas: revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.