Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".
- É obrigatório o preenchimento da Folha de Rosto, com as informações do artigo. Este documento deve ser encaminhado separadamente no momento da submissão.
Artigos Livres
Artigos livres, preferencialmente nas áreas de antropologia, estudos estratégicos, ciência política, ciências sociais, política pública, relações internacionais e sociologia.
Características da Seção:
- São aceitos artigos em coautoria.
- São aceitos artigos de pesquisadores em todos os níveis de formação.
Resenha
Esta seção recebe submissões em fluxo contínuo.Dossiê – Sociologia das elites políticas
Dossiês temáticos, preferencialmente nas áreas de antropologia, estudos estratégicos, ciências políticas, ciências sociais, políticas públicas, relações internacionais, sociologia, sociologia do direito e teoria política.
Características da Seção:
- Artigos em coautoria são aceitos.
- Trabalhos de pesquisadores são aceitos, independentemente do grau acadêmico.
- A aceitação do artigo para publicação, mesmo que aprovado por revisores cegos, está sujeita à análise dos organizadores do dossiê.
Dossiê - Ação, Identidade e Redes no Ciberespaço
Dossiês temáticos, preferencialmente nas áreas de antropologia, estudos estratégicos, ciências políticas, ciências sociais, políticas públicas, relações internacionais, sociologia, sociologia do direito e teoria política.
Características da Seção:
- Artigos em coautoria são aceitos.
- Trabalhos de pesquisadores são aceitos, independentemente do grau acadêmico.
- A aceitação do artigo para publicação, mesmo que aprovado por revisores cegos, está sujeita à análise dos organizadores do dossiê.
Dossiê - Migrações
Dossiês temáticos, preferencialmente nas áreas de antropologia, estudos estratégicos, ciências políticas, ciências sociais, políticas públicas, relações internacionais, sociologia, sociologia do direito e teoria política.
Características da Seção:
- Artigos em coautoria são aceitos.
- Trabalhos de pesquisadores são aceitos, independentemente do grau acadêmico.
- A aceitação do artigo para publicação, mesmo que aprovado por revisores cegos, está sujeita à análise dos organizadores do dossiê.
Desafios Interdisciplinares em Tempos de Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas, evidenciadas por eventos catastróficos globais, emergem como uma preocupação crítica, especialmente nos contextos social, cultural e econômico. Estas mudanças afetam intensamente as populações vulneráveis, agravadas pelo racismo ambiental, demandando atenção dos movimentos que visam à redução dessas desigualdades sociais. No Brasil, são notáveis diversos fenômenos climáticos, como movimentos de massa e alterações abruptas de temperatura, além de períodos prolongados de seca e enchentes. Este dossiê visa compilar estudos e pesquisas focados nas mudanças climáticas, suas consequências e alternativas para uma existência digna e segura, sob a ótica da justiça ambiental. Os fenômenos serão analisados a partir das humanidades, englobando os seguintes eixos temáticos:
Eixo Social: Enfoca o impacto nas populações vulneráveis, abordando questões como gênero, racismo ambiental e justiça ambiental.
Eixo Cultural: Trata de ativismos ambientais, sustentabilidade e educação para a consciência ambiental.
Eixo Econômico: Examina o impacto nas produções agrícolas familiares, saúde pública, energia circular e gestão de desastres, incluindo custos humanos.
Eixo Legal: Discute leis, normativas, assistências, políticas públicas e climáticas, e o papel do Estado.
Dada a urgência do debate sobre mudanças climáticas, é essencial promover diálogos multi e interdisciplinares em diferentes formatos para alcançar um público mais amplo. Propõe-se, portanto, um dossiê que dialogue com as humanidades. Também poderão ser submetidos artigos em formatos inovadores, como relatos e crônicas, desde que alinhadas a pelo menos um dos temas propostos e mantendo rigor ético e acadêmico. As submissões serão aceitas em fluxo contínuo para a edição de 2024 da Revista Conversas & Controvérsias, com prazo final em 30 de maio de 2024.
Organizadoras: Drª Maria Isabel Bellini (PUCRS), Handiara Oliveira dos Santos (PUCRS), Ana Carolina Ricco Uranga (PUCRS), Ricardo e Silva Martins (PUCRS).
Dossiê: Desigualdade Educacional em Debate: Reflexões e Perspectivas
Desigualdade Educacional em Debate: Reflexões e Perspectivas
Organizadores:
- Professor Doutor André Ricardo Salata (PUCRS)
- Professora Doutora Célia Elizabete Caregnato (UFRGS)
- Doutora Taiane Fabiele da Silva Bringhenti (PUCRS)
- Doutoranda Ana Carolina Homem de Miranda (PUCRS)
- Doutoranda Roberta Presser Potrick Eberhardt (PUCRS)
- Doutorando Fellipe Madeira (PUCRS)
- Mestrando Henrique Souza da Silva (PUCRS)
Prazo de envio de propostas para o dossiê: 31 de maio de 2025
Apresentação do dossiê:
A literatura sobre Desigualdade Educacional há muito destaca o papel da educação nas mais diversas dimensões da vida social, constituindo-se como importante fator explicativo para as variações relacionadas ao status ocupacional, rendimentos financeiros e posição no mercado de trabalho. Para além do desenvolvimento de habilidades previstas nos currículos, a obtenção de diplomas através do avanço pelas etapas escolares também se configura como meio de acesso a determinados destinos.
O processo de expansão educacional, tanto em nível nacional quanto internacional, redefiniu o papel da educação ao promover avanços como a universalização do ensino fundamental, o aumento da escolarização da população, maior diversidade nas modalidades de ensino e a ampliação do acesso à educação superior. No entanto, a trajetória educacional ainda é marcada por profundas desigualdades sociais, e os desafios persistem na implementação de políticas públicas voltadas à inclusão, ao acesso, à permanência e à melhoria dos resultados escolares.
Nesse contexto, o dossiê “Desigualdade Educacional em Debate: Reflexões e Perspectivas” oferece um espaço de discussão sobre o cenário educacional e sua relação com a estratificação e as desigualdades. A proposta é analisar as transformações educacionais das últimas décadas, examinando o impacto dessas mudanças na trajetória dos indivíduos, seja no acesso, na permanência ou nos rendimentos ao longo das diferentes etapas escolares, bem como na finalização dessas etapas.
Temas:
Este dossiê é um convite para publicação de pesquisas que abordem o impacto das mudanças no sistema educacional, bem como a influência da origem social nas oportunidades e nos resultados educacionais. São bem-vindas propostas que explorem a relação entre desigualdade educacional e recortes como classe, gênero, raça/etnia, região geográfica e diferenças entre o ensino público e privado. Além disso, serão aceitas análises sobre a distinção entre as modalidades de ensino presencial e à distância (EAD), a mediação entre credenciais educacionais e o mercado de trabalho, e investigações que tratem da inflação de credenciais.
Sobre a revista:
Destaca-se que a revista Conversas & Controvérsias possui fluxo contínuo de avaliação, submissão e publicação. Como periódico discente, a revista promove um espaço inclusivo para que pesquisadores, em diferentes etapas de suas trajetórias acadêmicas, compartilhem suas produções e contribuam para o enriquecimento do diálogo acadêmico.
Palavras-chave: Desigualdade educacional; sistema educacional; estratificação social; origem social; acesso à educação; evasão; modalidades de ensino.
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