Movimentos sociais e as especificidades do movimento de lutas nos bairros vilas e favelas
Resumo
Os movimentos sociais voltados para a luta por moradia digna no Brasil vêm se consolidando desde meadosdo século XX a partir das lutas de entidades representativas de favelas, vilas e bairros. Essas entidades mantiveram, ao longo de suas trajetórias, articulações com variadas instituições, como partidos e igrejas. O presente artigo, pretende contribuir para a análise das articulações entre partidos políticos de esquerda e movimentos sociais através de um estudo empírico sobre a Ocupação Lanceiros Negros, organizada em Porto Alegre (RS) pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB). As análises de Joachim Raschke e de Alain Touraine sobre conflitos sociais e novos movimentos sociais na era pós-industrial são aqui revisados uma vez que as consideramos como importante subsídio para a nossa percepção das dinâmicas que envolvem a trajetória do MLB no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.