Entre a tradição e a ruptura: o movimento de vanguarda na Nicarágua
Palavras-chave:
movimento vanguardista, Nicarágua, cultura nicaraguenseResumo
O presente artigo visa apresentar as principais características do movimento vanguardista ocorrido na Nicarágua. Organizado no fim da década de 1920 por jovens poetas da cidade de Granada, tinha como alicerces a defesa de uma cultura nacional e a oposição estética ao modernismo. A passagem no grupo de uma concepção literária para a ação sócio-política teve relevância na construção cultural nicaraguense. Os intelectuais vanguardistas foram significativos na elaboração do elemento nacional, bem como parte marcante da história do país, e buscaremos elucidar tal importância no decorrer do texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.