Análise de comportamento em redes sociais
Temas de interesse dos(as) trabalhadores(as) por aplicativo no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-5694.2023.1.42964Palavras-chave:
Trabalhadores de aplicativo, Análise de comportamento, Redes sociais, Uber, TwitterResumo
O monitoramento do uso das redes sociais é um procedimento que se torna mais aprimorado com o passar do tempo. Os estudos sociais também fazem uso dos dados coletados para buscar novas formas de apreender e compreender sentidos e ações na sociedade contemporânea. Este artigo aborda um trabalho de pesquisa sociológica para análises de comportamento em redes sociais desenvolvido em aulas sobre estudos de mídia. Este trabalho relata o monitoramento do uso das redes sociais pelos(as) trabalhadores(as) por aplicativo da empresa Uber através do uso da hashtag2 #Uber_brasil no Twitter. O resultado das análises revelou práticas funcionais no uso das redes e o apontamento de temas de interesse que podem ser úteis para delinear algumas percepções sobre o perfi l desta população. Somado a isso, foi possível identifi car narrativas e sentidos atribuídos aos discursos coletivos que podem auxiliar na abordagem junto a estes(as) trabalhadores(as) em pesquisas posteriores.
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