A social democracia e o welfare state: a construção de um modelo social democrata no Brasil
Resumo
A Social-democracia (SD) tem um histórico de sucesso em vários países da Europa, principalmente no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Apresentamos neste artigo, além da retomada da discussão entre social democracia e socialismo democrático, uma síntese das teorias e idéias que nortearam a ideologia política da SD e as teses, construção, sucessos e crises que fundamentaram o Estado do Bem-Estar Social (welfare state) em vários países. Serão abordados os temas atinentes à Terceira Via como fio condutor das idéias social-democratas e a implantação da SD no Brasil, bem como a estágio político em que se encontrava o Brasil de Fernando Henrique Cardoso e o que foi herdado pelo PT de Luís Inácio “Lula” da Silva. Ao final, serão apresentadas as considerações necessárias à viabilidade da construção de um modelo social-democrata no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Conversas & Controvérsias implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Conversas & Controvérsias como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.