Uma análise da teoria da atividade de aprendizagem no e para o trabalho interescolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24319Palavras-chave:
Teoria da atividade. Aprendizagem. Aprendizagem expansiva.Resumo
Neste artigo, discutirei a teoria da atividade. Este grupo altamente influente de escrita é visto como uma retomada e uma extensão das ideias originais Vygotskianas na formação social da mente por A.N. Leontiev (1978) e seus colegas que inicialmente trabalharam como parte do grupo de Vygotsky em Moscou e partiram para um novo cenário com novas ênfases teóricas na Carcóvia. Em um nível muito geral de descrição, os teóricos da atividade procuram analisar o desenvolvimento da consciência dentro da atividade social prática. Sua preocupação é com os impactos psicológicos da atividade e as condições sociais e sistemas que são produzidos na e através de tal atividade. Abrirei este artigo esboçando algumas das distinções, das fissuras e divisões que se formaram na área desde que o corpo original de trabalho do início do século XX tornou-se extensamente disponível no ocidente. Em seguida, apresentarei um breve resumo da metodologia desenvolvida por Engeström e seus colegas em Helsinque. Concluirei o artigo descrevendo uma série de questões que estão presentes nos debates em curso.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. The Dialogic Imagination: Four Essays. Ed. Michael Holquist. Trans. Michael Holquist and Caryl Emerson. University of Texas Press Slavic Series 1. Austin: University of Texas Press, 1981.
BAKHTIN, M. M. Problems of Dostoevsky's Poetics. Ed. and trans. Caryl Emerson. Theory and History of Literature 8. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.
BAKHTIN, M. M. Speech Genres and Other Late Essays. Trans. Vern W. McGee. Ed. Caryl Emerson and Michael Holquist. University of Texas Press Slavic Series 8. Austin: University of Texas Press, 1986.
BATESON, G. Steps To An Ecology of Mind. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
COLE, M. Cultural Psychology: A once and future discipline. Cambridge: Harvard University Press, 1996.
DANIELS, H.; WARMINGTON, P. Analysing third generation activity systems: labour-power, subject position and personal transformation. Journal of Workplace Learning, v. 19, n. 6, p. 377-391. 2007. https://doi.org/10.1108/13665620710777110
DANIELS, H.; LEADBETTER, J.; SOARES, A.; MCNAB, N. Learning in and for cross-school working. Oxford Review of Education, v. 33, n. 2, p. 125-142. 2007. https://doi.org/ 10.1080/03054980701259469
DAVYDOV, V. V; RADZIKHOVSKII, L. A. Vygotsky's theory and the activity oriented approach in Psychology. In: WERTSCH, J. V. (ed.) Culture, Communication and Cognition: Vygotskian Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. p. 35-36.
ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: An activitytheoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987. available online at: <http://lchc.ucsd. edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm>. https://doi. org/10.1017/cbo9780511812774.025
ENGESTRÖM, Y. Innovative learning in work teams: analysing cycles of knowledge creation in practice. In: Y. ENGESTRÖM, Y. et al. (Eds.). Perspectives on Activity Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 377-404. https://doi. org/10.1080/001401300409143
ENGESTRÖM, Y. Activity theory as a framework for analyzing and redesigning work. Ergonomics, v. 43, n. 7, p. 960-974. 2000. https://doi.org/10.1108/13665620410521477
ENGESTRÖM, Y. New forms of learning in co-configuration work. Journal of Workplace Learning, v. 16, n. 1/2, p. 11-21. 2004.
ENGESTRÖM, Y. Developmental Work Research: Expanding Activity Theory in Practice. Berlin: Lehmanns Media, 2005.
ENGESTRÖM, Y. Development, movement and agency: Breaking away into mycorrhizae activities. In: YAMAZUMI, K. (Ed.). Building activity theory in practice: Toward the next generation. Kansai: Kansai University Press, 2006. p. 1-43. https://doi.org/10.1017/CCOL0521831040.015
ENGESTRÖM, Y. Putting Vygotsky to work. The change laboratory as an application of double stimulation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Eds.). The Cambridge companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 363-382.
GLASSMAN, M. Understanding Vygotsky’s Motive and Goal: an Exploration of the Work of A. N. Leontiev. Human Development, 39, p. 309-327, 1996. https://doi.org/10.1159/ 000278505
HAKKARAINEN, P. Editor’s Introduction: Challenges of Activity Theory. Journal of Russian and East European Psychology, v. 42, n. 2, p. 3-11. 2004.
HEGEL, G. W. F. (1807). The Phenomenology of Spirit. A. V. Miller (trans.). Oxford: Oxford University Press, 1977.
KOZULIN, A. A literary model for psychology. In: HICKS, D. (Ed.). Discourse, Learning, and Schooling. New York: Cambridge University Press, 1996. p. 145-164. https://doi. org/10.1017/CBO9780511720390.005
KOZULIN, A. Psychological Tools. A sociocultural approach to education. London: Harvard University Press, 1998.
LANGEMEYER, I. Contradictions in expansive learning: Towards a critical analysis of self-dependent forms of learning in relation to contemporary socio-technological change. [43 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research [Online Journal], v. 7, n. 1, Art. 12, 2005. Available at: <http://www.qualitative-research.net/1-06/06-1-12-e.htm> [09-28-2007].
LEONT’EV, A. N. Activity, consciousness and personality. Englewood Cliffs, NJ, Prentice Hall, 1978.
LEONT’EV, A. N. The Concept of Activity in Psychology. In: WERTSCH, J. V. (ed.). The concept of activity in Soviet psychology. Armonk, NY: M.E. Sharpe, 1981.
MÄRTSIN, M. From triangles to runaway-objects and mycorrhizae activities: an Overview of the Engeströmian version of activity theory Mimeograph. Centre for Sociocultural and Activity Theory: University of Bath, 2007.
MARX, K. (1883). Capital: a critique of political economy. London: Penguin, 1976. v. 1.
MIETTINEN, R.; PEISA, S. Integrating school-based learning with the study of change in working life: the alternative enterprise method. Journal of Education and Work, v. 15, n. 3, p. 303-319, 2002. https://doi.org/10.1080/13639080220000 12076
ROTH, W. M. The ethico-moral nature of identity: prolegomena to the development of third-generation Cultural-Historical Activity Theory. International Journal of Educational Research, v. 46, p. 83-93. 2007. https://doi.org/10.1016/j.ijer. 2007.07.008
ROTH, W. M.; LEE, Y. J. Vygotsky’s Neglected Legacy: Cultural-Historical Activity Theory. Review of Educational Research, v. 77, n. 2, p. 186-232. 2007. https://doi.org/10.3102/ 0034654306298273
VASILYUK, F. The psychology of experiencing: The resolution of life’s critical situations. Hemel Hempstead: Harvester, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Thinking and speech. In: VYGOTSKY, L. S. Collected works. R. Rieber & A Carton, eds. N Minick, trans. New York: Plenum, 1987. v. 1, p. 39-285.
VYGOTSKY, L. S. Imagination and Creativity in Childhood. Journal of Russian and East European Psychology, v. 42, n. 1, p. 7-97. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.