Uma abordagem reflexiva para a projetualidade educativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45705Palavras-chave:
abordagem projetual, contexto, documentação pedagógica, pesquisa educacional, processos de aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é oferecer um esboço abrangente das intenções, dos processos e resultados de um projeto de pesquisa, formação e experimentação que envolveu educadores, professores, pedagogos e formadores externos. Esse projeto resultou num longo processo de redefinição de uma “abordagem projetual” para a educação dentro de uma rede de creches e pré-escolas municipais, localizadas na província de Reggio Emilia (IT). Se concebermos “progettazione” (projetual) como uma abordagem orientada para a investigação, como um processo educativo e formativo em que os aspectos de “progettazione”, ação e avaliação se entrelaçam constantemente, “progettazione” transforma-se numa estratégia que sustenta a construção colaborativa entre o conhecimento de adultos e crianças juntos. Nossa experiência consistiu em encenar uma estrutura projetual com potencial para gerar mudanças caracterizada por processos sistemáticos e recursivos de observação, documentação, avaliação (interpretação) e feedback sobre a experiência de aprendizagem e os processos nela implementados. Em particular, os processos de avaliação e autoavaliação utilizados pela equipe, e profundamente ligados às fases de reflexão e construção de significados, abriram espaço para a articulação das estratégias empregadas e para os níveis de conhecimento adquiridos progressivamente pelas crianças. A intenção de definir a nossa abordagem projetual destacou a necessidade de reconhecer a importância fundamental de algumas estruturas subjacentes ao projeto pedagógico, que constituíram o ponto de partida das nossas reflexões: o contexto educativo, a relação entre famílias e instituições educativas, a equipe (formada por educadores, professores, auxiliares, atelierista e coordenador pedagógico). Para construir novas competências e novos pontos de vista, os professores foram lentamente mudando para uma postura diferente: a de um pesquisador curioso que conseguiu elaborar os itinerários para o conhecimento e adquirir uma nova consciência gerada pelos espaços comuns de aprendizagem graças ao intercâmbio contínuo entre ação e reflexão em cooperação com os colegas.
Downloads
Referências
Bateson, G. (2000). Verso un'ecologia della mente (G. Longo, Trans). Adelphi. (Original work published 1972)
Bauman, Z. (2018). L'etica in un mondo di consumatori (F. Galimberti, Trans). Laterza. (Original work published 2008)
Boni, P., & Donadelli, M. (2015). Sfogli visivi e di sintesi nei nidi d’infanzia. In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 129-137). Junior.
Bronfenbrenner, U. (1986). Ecologia dello sviluppo umano (L. Camaioni, Trans.). Il Mulino. (Original work published 1979)
Bruner, J. (2003). La mente a più dimensioni (R. Rini, Trans.). Laterza. (Original work published 1986)
Bruner, J. S. (1974). From communication to language. A psychological perspective. Cognition, 3(3), 255-287. https://doi.org/10.1016/0010-0277(74)90012-2 DOI: https://doi.org/10.1016/0010-0277(74)90012-2
Bruner, J. S. (1975). Early social interaction and language acquisition. Academic Press.
Bruner, J. S. (2004). La cultura dell'educazione. Nuovi orizzonti per la scuola (L. Cornalba, Trans.). Feltrinelli. (Original work published 1996)
Caggio, F. (1995). Pre-testi per alcune riflessioni sulla progettazione educativa. Bambini, 9, 12-23.
Cigarini, F., & Ronchetti. M. (2015). Ipotesi e rilancio progettuale nelle scuole comunali dell’infanzia. In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 192-197). Junior.
Dahlberg, G., Moss, P., & Pence, A. (2005). Oltre la qualità nell'educazione e cura della prima infanzia: i linguaggi della valutazione (L. Rossato, Trans). Reggio Children. (Original work published 1999)
Dewey, J. (1961). Come pensiamo: una riformulazione del rapporto tra il pensiero e l’educazione. La Nuova Italia. (Original work published 1910)
Fabbri, D. (2004). La memoria della regina. Pensiero, complessità, formazione. Guerini e Associati.
Fabbri, L. (2007). Comunità di pratiche e apprendimento riflessivo. Carocci.
Fasce, M. (2007). Progettazione. In R. Cerri (Ed.), L’evento didattico. Dinamiche e processi (pp. 59-77). Carocci.
Galimberti, U. (2008). Il segreto della domanda. Intorno alle cose umane e divine. Apogeo. (Original work published 2006)
Gariboldi, A. (2015a). La progettazione: un approccio di ricerca. In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 19-25). Junior.
Gariboldi, A. (2015b). Nota a margine. Progettazione e comunità di pratica. In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 225-228). Junior.
Germini, L. (2015). Sfogli visivi nelle scuole dell’infanzia. In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 144-163). Junior.
Gilioli, C. (2015). Le griglie osservative e il brogliaccio. In In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 111-122). Junior.
Giudici, C., Rinaldi C., & Krechevsky, M. (Eds.). (2009). Rendere visibile l’apprendimento. Bambini che apprendono individualmente e in gruppo. Reggio Children. (Original work published 2001)
Malaguzzi, L. (1995). L’idea del luna park degli uccellini e delle fontane. In G. Piazza (Ed.), Le fontane (pp. 11-13). Reggio Children.
Martinelli, M. (2004). In gruppo si impara. Apprendimento cooperativo e personalizzato dei processi didattici. Sei.
Martini, D. (2015). I riferimenti teorico-culturali. In D. Martini, I. Mussini, C. Gilioli, F. Rustichelli, & A. Gariboldi (Eds.), Educare è ricerca di senso: applicazione di un approccio progettuale nell'esperienza educativa dei servizi 0-6 anni (pp. 28-35). Junior.
Martini D., Mussini I., Gilioli C., Rustichelli F., & Gariboldi, A. (2023). Design and research: sesign is research. A design approach-based experience in the Province of Reggio Emilia. Junior.
Martini D., Mussini I., Gilioli C., Rustichelli F., & Gariboldi, A. (Eds.). (2015). Educare è ricerca di senso. Applicazione di un approccio progettuale nell’esperienza educativa dei servizi 0-6. Junior.
Moriggi, S. (2016). Per amor del vero. Come prendere l’educazione con (un po’ di) filosofia. In M. Dallari, & S. Moriggi (Eds.), Educare, bellezza e verità (pp. 189-280). Erickson.
Morin, E. (2000). La testa ben fatta. Riforma dell’insegnamento e riforma del pensiero (S. Lazzari, Trans). Cortina. (Original work published 1999)
Mortari, L. (2003). Apprendere dall'esperienza. Il pensare riflessivo nella formazione. Carocci.
Mortari, L., & Mussini, I. (2019). Con parole di foglie e fiori. Bambini nella natura. Junior.
Mussini, I. (2016). Il rilancio nella progettazione educativa. Bambini, 2, 30-34.
Mussini, I. (2016). Un comune percorso di costruzione di senso. Bambini, 2, 41-44.
Mussini, I. (2019). L’assemblea con i bambini. Bambini, 3, 32-36.
Mussini, I., & Gilioli, C. (2016). Contesti e strumenti nell’approccio progettuale. Bambini, 5, 17-21.
Mussini I., Davolio M., & Rabitti R. (2019a). Sentire la natura, tra il dentro e il fuori. In L. Mortari & I. Mussini (Eds.), Con parole di foglie e fiori. Bambini nella natura (pp. 48-58). Junior.
Mussini, I., Orlandini, G., & Domenichini R. (2019b). Approcci, esplorazioni e ricerche contatto con la natura. In L. Mortari, & I. Mussini (Eds.), Con parole di foglie e fiori. Bambini nella natura (pp. 76-85). Junior.
Nanetti, F. (2010). L'arte di comunicare. Pendragon.
Pontecorvo, C. (2004). Discutere, argomentare e pensare a scuola. L’adulto come regolatore dell’apprendimento. In C. Pontecorvo, A. M. Ajello, & C. Zucchermaglio (Eds.), Discutendo si impara. Interazione e conoscenza a scuola (pp. 73-97). Carocci.
Restuccia Saitta, L. (2006). Il ruolo del coordinatore educativo: compiti e funzioni. In N. Terzi (Ed.), Prospettive di qualità al nido. Il ruolo del coordinatore educativo (pp. 40-47). Junior.
Rinaldi, C. (1994). I processi di apprendimento dei bambini tra soggettività e intersoggettività. Taccuini, 1. Comune di Reggio Emilia.
Rinaldi, C. (1999). I processi di apprendimento dei bambini tra soggettività e intersoggettività. Taccuini, 8. Comune di Reggio Emilia.
Rinaldi, C. (2009). Documentazione e valutazione: quale relazione. In M. Davoli (Ed.), In dialogo con Reggio Emilia, ascoltare, ricercare e apprendere (pp. 85-97). Reggio Children.
Rizzolatti, G., & Sinigaglia, C. (2006). So quel che fai: il cervello che agisce e i neuroni specchio. R. Cortina.
Ruini, M. (2013). Dare forma agli apprendimenti di bambini e adulti. Bambini, 4, 14-15.
Schӧn, D. A. (1993). Il professionista riflessivo. Per una nuova epistemologia della pratica professinale (A. Barbanente, Trans). Dedalo. (Original work published 1983)
Vygotskij, L. S. (1990). Pensiero e linguaggio: Ricerche psicologiche (L. Mecacci, Trans). Laterza. (Original work published 1934)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.