Relações entre o sujeito kantiano e o bakhtiniano
Proximidade e distanciamento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42519Palavras-chave:
Bakhtin, Kant, SujeitoResumo
A proposta é apresentar parte do pensamento kantiano de modo a situar a influência desse filósofo na concepção de sujeito pressuposta pelo Círculo bakhtiniano, esclarecendo que, ao abordar o sujeito bakhtiniano, invariavelmente se resvala em alguns pressupostos filosóficos com os quais o Círculo dialoga e, nesse sentido, há um diálogo explícito com Kant, incorporando algumas posições e negando outras. No entanto, em última instância, há um grande distanciamento do sujeito bakhtiniano e o sujeito transcendental de Kant, uma vez que Bakhtin e o Círculo adotam uma perspectiva sociológica e também fenomenológica em que o sujeito é concebido como um fenômeno social.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem – Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello, Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo – As ideias do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editora, 2009.
HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Tradução de Christian Viktor Hamm, Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2005
KANT, Immanuel. A crítica da razão pura. Tradução de Valério Rohden, Udo B. Moosburger. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.