A beleza circassiana no século XIX e a apropriação cultural de Pt Barnum
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2018.1.25099Keywords:
Século XIX, Apropriação Cultural, Beleza CircassianaAbstract
Este trabalho tem como objetivo explorar a apropriação cultural cometida pelo empresário do entretenimento norte-americano Phineas Taylor Barnum (1810 - 1891) das mulheres originárias da Circássia, ao adotar alguns elementos e identididades desse grupo étnico. O trabalho abordará como Barnum utilizou de mulheres norte-americanas com vestimenta e penteados inventados em seus shows, discutindo também questões relativas à moral americana e como foi possível que Barnum e outros empresários fizessem sucesso aproveitando o interesse europeu e norte-americano gerado pela Guerra russo-circassiana e do massacre circassiano cometido em 1864. O trabalho também levantará questões relativas ao interesse norte-americano do comércio de escravos estar utilizando de mulheres brancas, e como isso afetava a imaginação norte-americana e européia, uma vez que de acordo com Blumenbach, a origem do homem branco estava no Caucáso, sendo o povo caucassiano exemplos de ‘homens brancos’. Para a efetivação desse artigo foi realizado uma pesquisa utilizando livros e artigos references à temática, todas escritas em inglês e sem tradução para o português, embora tal tema seja importante para aprendermos mais como a imaginação, o ideal e a apropriação cultural eram percebidas no século XIX.Downloads
References
BOGDAN, Robert. Race, Showmen, Disability, and the Freak Show. In: BANCEL, Nicolas; DAVID, Thomas; THOMAS, Dominic (Orgs.). The Invention of Race: Scientific and Popular Representations. New York: Routledge, 2014.
BRAUNBERGER, Christine. Revolting Bodies: The Monster Beauty of Tattooed Women. NWSA Journal. Maryland: Johns Hopkins University Press, Vol. 12, No. 2 (Verão de 2000), págs. 1-23. Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em:
< http://www.jstor.org/stable/4316734 >
FIGAL, Sara. The Caucasian Slave Race: Beautiful Circassian and the Hybrid Origin of European Identity. In: LETTOW, Susanne (Org.). Reproduction, Race, and Gender in Philosophy and the Early Life Sciences. New York: State University of New York, 2014.
FRIED, Gregory. A Freakish Whiteness: The Circassian Lady and the Caucasian Fantasy. Publicado em 15 de Março de 2013. Acesso em 23 de Novembro de 2015. Disponível em:
< http://mirrorofrace.org/circassian/ >
FROST, Linda. The Circassian Beauty and the Circassian Slave: Gender, Imperialism, and American Popular Entertainment. In: THOMSON, Rosemarie Garland (Org.). Freakery: Cultural Spectacles of the Extraordinary Body. New York: New York Press, 1996.
HARRIS, Neil. Humbug: The Art of P. T. Barnum. Chicago: University of Chicago Press, 1981.
HORRible Traffic in Circassian Women—Infanticide in Turkey. New York Daily Times, August 6, 1856. Acesso em 23 de Novembro de 2015. Disponível em:
http://lostmuseum.cuny.edu/archive/horrible-traffic-in-circassian
KING, Charles. Imagining Circassia: David Urquhart and the Making of North Caucasus Nationalism. The Russian Review. Russia: Editors and Board of Trustees of the Russian Review. Vol. 66, No. 2 (Abril de 2007), págs. 238-255. Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em:
< http://www.jstor.org/stable/20620535 >
______. The Ghost of Freedom: A History of the Caucasus. Oxford: Oxford University Press, 2008.
MARTIN, Charles D. The White African American Body: A Cultural and Literary Exploration. New Brunswick: Rutgers University Press, 2002.
MCMASTER, R. D. An Honorable Emulation of the Author of The Newcomes: James and Thackeray. Nineteenth-Century Fiction. California: University of California Press. Vol. 32, No. 4 (Março de 1978), páginas 399-419. Acesso em 07 de Dezembro de 2015. Disponível em:
< http://www.jstor.org/stable/2932936 >
MILLER, Cristanne. Reading in Time: Emily Dickinson in the Nineteenth Century. Massachusetts: University of Massachusetts Press, 2012.
NICKELL, Joe. Secrets of the Sideshows. Kentucky: University Press of Kentucky, 2005.
THE Lost Museum Archive. Circassian Girl and Prize Old Man, Detail. Acesso em 25 de Agosto de 2016. Disponível em: http://lostmuseum.cuny.edu/archive/circassian-girl-and-prize-old-man
TLOSTANOVA, Madina. Gender Epistemologies and Eurasian Borderlands. United States: Palgrave Macmillan, 2010.
VARIous Tribes of the Human Race. The Illustrated Magazine of Art. New York: Thomas J. Watson Library, The Metropolitan Museum of Art. Vol. 3, No. 16 (1854), págs. 222-226. Acesso em 7 de Dezembro de 2015 Disponível em:
< http://www.jstor.org/stable/20538265>
VOLTAIRE, François Marie Arouet de (1694–1778). Letters on the English. The Harvard Classics. 1909–14. Acesso em 23 de Novembro de 2015. Disponível em:
http://www.bartleby.com/34/2/11.html
Aggie Zolutia, uma albina apresentada como circassiana. Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em: http://www.stevenbolin.com/freaks/circassian.html
Cartão de visita mostrando a trupe de PT Barnum. Á esquerda, estão Zuruby Hannum e Zulumma Agra, duas ’garotas circassianas’ juntas de anões, albinos, homens e mulheres 'gigantes' e 'mulheres gordas'. Por volta de 1865. Da coleção de Greg French. Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em: http://mirrorofrace.org/circassian/
Cartão de visita mostrando Zoe Meleke, fotografada por Charles Eisenmann por volta de 1885. Papéis da Família Kingsbury. Propriedade da Universidade de Massachussets (UMass Amherst Libraries). Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em: http://scua.library.umass.edu/ead/mums504.xml
"Circassian Girl and Prize Old Man, Detail". Rascunho do final da década de 1890, por Winslow Homer. Acesso em 25 de Agosto de 2016. Disponível em: http://lostmuseum.cuny.edu/archive/circassian-girl-and-prize-old-man
Duas mulheres e um homem circassianos do século XIX. . Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em: http://i-cias.com/e.o/circassians.htm
Foto de cabine mostrando Zula Zinzasa, de 17 anos. Tirada em Trenton, no Missouri. Sem data. Da coleção de Margie Kocina. Acesso em 7 de Dezembro de 2015. Disponível em: https://www.etsy.com/listing/214602238/cabinet-photo-risque-woman-photo-barnum
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.