Caracterização Sociodemográfica e Histórico de Condução de Pessoas Idosas Motoristas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2357-9641.2024.1.46308

Palavras-chave:

idoso, autonomia pessoal, condução de veículo, segurança no trânsito, participação social.

Resumo

Objetivos: Analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas em relação à condução veicular, bem como avaliar a importância que atribuem a essa atividade. Métodos: Estudo transversal quantitativo avaliou 61 pessoas idosas motoristas utilizando dois questionários desenvolvidos pelos pesquisadores: 1) dados sociodemográficos, 2)  questões relacionadas às dificuldades e à importância da condução para pessoas idosas. Resultados: A maioria dos participantes relatou apenas acidentes leves e não teve problemas significativos com condições climáticas, horários de direção ou estado das estradas. Os participantes usavam o carro para atividades diárias e lazer, dirigindo em média cerca de duas horas por dia. A prática de dirigir é vista como crucial para manter a autonomia e a conexão com a família, e a ideia de parar de dirigir é considerada um grande desafio. Conclusão: A capacidade de dirigir é vital para o bem-estar emocional e a qualidade de vida das pessoas idosas, mas o estudo também destaca os riscos associados à condução nessa idade, como a presença em acidentes leves durante a condução veicular. Portanto, é fundamental encontrar um equilíbrio entre manter a independência das pessoas idosas e garantir a segurança no trânsito.

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Biografia do Autor

Matheus Henrique dos Santos Lino, Universidade São Judas Tadeu (UJST), São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em enfermagem pela Universidade São Judas Tadeu (UJST), em São Paulo, SP, Brasil. Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da UJST, em São
Paulo, SP, Brasil.

Alisson De Lima Guiotto, Universidade São Judas Tadeu (UJST), São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (UJST), em São Paulo, SP, Brasil. Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da UJST, em São Paulo, SP, Brasil.

Felipe Santos Marques, Universidade São Judas Tadeu (UJST), São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em enfermagem pela Universidade São Judas Tadeu (UJST), em São Paulo, SP, Brasil. Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da UJST, em São
Paulo, SP, Brasil.

Giovanna Carazzolle Narciso, Universidade São Judas Tadeu (UJST), São Paulo, SP, Brasil.

Graduada em enfermagem pela Universidade São Judas Tadeu (UJST), em São Paulo, SP, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da UJST, em São
Paulo, SP, Brasil.

Cristina Prota, Faculdade das Américas, São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Urologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Coordenadora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade das Américas, em São Paulo, SP, Brasil.

Guilherme Carlos Brech, Universidade São Judas Tadeu (UJST), São Paulo, SP, Brasil

Doutor e Mestre em Ciências do Sistema Musculoesquelético pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, SP, Brasil.

Angelica Castilho Alonso, Universidade São Judas Tadeu (UJST), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora e mestre em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Henrique dos Santos Lino, M., De Lima Guiotto, A., Santos Marques, F., Carazzolle Narciso, G., Prota, C., Carlos Brech, G., & Castilho Alonso, A. (2024). Caracterização Sociodemográfica e Histórico de Condução de Pessoas Idosas Motoristas. PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research, 12(1), e46308. https://doi.org/10.15448/2357-9641.2024.1.46308

Edição

Seção

Artigo Original