Revistas institucionais, uma pedagogia

Authors

  • Denise Preussler dos Santos

Abstract

O objetivo deste trabalho é mostrar que revistas institucionais têm funções pedagógicas. Pelas lentes de análise dos Estudos Culturais, o ponto de vista teórico apoia-se em reflexões sobre a representação apresentadas por Hall e Woodward; sobre as revistas e a mídia, Fischer, Gerzson e Scalzo; sobre a pedagogização, Steinberg e Kincheloe, Giroux e McLaren, Gallo e Willis. A parte empírica desta pesquisa realizou-se pela análise cultural de edições da revista Indústria Brasileira, onde se buscou problematizar a produção de significados através da circulação de ideias e imagens vigentes produzidas. O estudo possibilita a constatação de que uma revista institucional funciona como uma pedagogia cultural, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades culturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Denise Preussler dos Santos

jornalista e mestre em educação

Published

2013-07-30

How to Cite

Preussler dos Santos, D. (2013). Revistas institucionais, uma pedagogia. Educação Por Escrito, 4(1), 32–43. Retrieved from https://pucrs.emnuvens.com.br/porescrito/article/view/11217

Issue

Section

Articles