Estética do improviso no cinema de periferia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.11005Palavras-chave:
Cinema de periferia, estética, improvisoResumo
As análises dos documentários Super gato contra o apagão (Kinoforum, 2002) e Como se rouba a cena no cinema (Kinoforum, 2006) revelam uma significativa presença do improviso – da tomada, das condições de produção, da existência – que se constitui naquilo que denominaremos de estética do improviso, um traço estético importante da produção de filmes nas periferias. Essa discussão encontra ancoragem no conceito de estética de Mikhail Bakhtin. Ao considerar a atividade estética como integrante de um todo sócio-histórico circunscrito, esse autor sinaliza para um duplo aspecto: a rejeição da ideia de “arte pela arte” e a recusa da produção artística como mero reflexo da atividade psíquica e subjetiva do produtor. Esse postulado se revela útil, portanto, para pensarmos a organização estética de filmes realizados em comunidades periféricas.Downloads
Referências
ARDENNE, Paul. Un art contextuel. Création artistique en milieu urbain, en situation, d’intervention, de participation. Paris: Flammarion, 2002.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. L’analyse des films. Paris: Nathan, 1989.
AUMONT, Jacques. De l’esthétique au présent. Paris; Bruxelas: De Boeck, 1998.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, V. N. Freudianism: a marxist critique. Nova York: Academic Press, 1976.
GERVAISEAU, Henri. O abrigo tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo e do movimento
da vida dos homens. 2000. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação, UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.
HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
SCHAEFFER, Jean-Marie. L’art de l’âge moderne: l’esthétique et la philosophie de l’art du XVIIIe siècle à nos jours. Paris: Gallimard, 1992.
SOBRAL, Adail. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Socais. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
WINSTON, Brian. The tradition of the victim in griersonian documentary. In: GROSS, Larry; KATZ, John Stuart; RUBY, Jay (Orgs.). Image ethics: the moral rights of subjects in photographs, film, and television. Oxford: Oxford University Press, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.