O sujeito e a prensa tipográfica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11345Palavras-chave:
Prensa tipográfica, racionalidade, sujeitoResumo
O artigo, de caráter francamente ensaístico, articula, a partir de diversos autores, uma aproximação entre escrita, prensa tipográfica e racionalidade, levantando a hipótese de que a temática do sujeito, que se encontra no cerne da filosofia moderna, tem em sua origem, além de uma questão epistemológica relativa à fundamentação da verdade, uma nova forma de vivência psicológica, ligada a novos modos de experiência mental tornados possíveis pela impressão, que remetem especificamente para o individualismo, o ponto de vista fixo, a perspectiva e a noção do ato cognitivo como representação.Downloads
Referências
BARBIER, Fréderic. Histoire du livre. Paris: Armand Colin, 2006.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.
EISENSTEIN, Elizabeth. A revolução da cultura impressa – os primórdios da Europa Moderna. São Paulo: Ática, 1998.
FERRATER MORA, José. Dicionário de filosofia. Lisboa: Dom Quixote, 1982.
GOODY, Jack. La Raison graphique: la domestication de la pensée sauvage. Paris: Minuit, 1979.
______. A lógica da escrita e a organização da sociedade. Lisboa: Edições 70, 1987.
GOODY, Jack; WATT, Ian. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006.
HAVELOCK, Eric. The Greek Concept of Justice – from its shadow in Homer to its substance in Plato. Cambridge & London: Harvard University Press, 1978.
______. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
McLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
______. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2005.
ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.
TARDE, Gabriel. La logique sociale. Paris: Institut Synthélabo, 1999.
______. Les lois de l’imitation. Paris: Éditions du Seuil, 2001.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.