O consumo da representação da qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11346Palavras-chave:
Qualidade de vida, consumo, alimentaçãoResumo
Este artigo analisa aspectos do consumo e da qualidade de vida, inspirados pela massiva influência da mídia na construção de uma atmosfera de equilíbrio das emoções e bem-estar, afetando o consumo material e imaterial no contexto das metrópoles. O propósito principal deste artigo é discutir a representação da qualidade de vida pela comunicação, através do consumo na cidade, e sua relação com as narrativas difundidas pela mídia sobre a alimentação saudável. Para exemplificar tal temática, apresentamos ao longo deste estudo citações com base numa pesquisa sobre a representação da qualidade de vida na revista Vida Simples, da editora Abril, com foco na alimentação, referente aos textos da seção Comer, no período de janeiro a junho de 2010.Downloads
Referências
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Tradução de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. Tradução Julio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FREITAS, Ricardo Ferreira. Comunicação e espaços urbanos: relação essencial à contemporaneidade. Revista Logos, Rio de Janeiro: Ed. UERJ, v. 5, p. 3-4, 1996.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GORZ, André. O imaterial: Conhecimento, valor e capital. Tradução de Celso Azzan Júnior. São Paulo: Annablume, 2005.
MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.
______. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Comunicação e cidade: entre meios e medos. Novos Olhares, Grupo de estudos sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, São Paulo: ECA/USP, n. 1, p. 5-9, 1998.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2009.
______. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (Org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. O fenômeno urbano. Tradução Sérgio Marques dos Reis. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
VIDA SIMPLES. Para quem quer viver mais e melhor. São Paulo: Ed. Abril, jan./jun. 2010.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.