Território e virtualidade: quando a “cultura” retorna no cinema
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14207Palavras-chave:
Cinema Brasileiro, Documentário, CulturaResumo
O filme As Hipermulheres de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette narra o cotidiano de uma aldeia Kuikuro durante a preparação e execução de uma tradicional festa que desde 1981 não acontecia na aldeia de forma completa. Esse artigo visa interrogar os sentidos propostos e produzidos com o cinema no retorno da festa à comunidade. Pretendemos explorar as marcas políticas de uma tradição que com o documentário retorna como informação e experiência sensível. Refletimos sobre os gestos que constroem um território, necessário para a política, e as virtualidades da própria comunidade na relação com o cinema e com a “cultura” que retorna com o ele.Downloads
Referências
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
DELEUZE, Gilles. Cinema II: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mille Plateaux. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.
______. Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de L. Orlandi. São Paulo: 34, 2010.
FAUSTO, Carlos. No registro da cultura: o cheiro dos brancos e o cinema dos índios. In: CARELLI, Vincent; IGNACIO DE CARVALHO, Ernesto; DE CARVALHO, Ana (Org.). Vídeo nas Aldeias: 25 anos. v. 1. Olinda: Vídeo nas Aldeias, 2011.
FRANCHETO, Bruna. Mulheres entre os Kuikuro. In: Estudos Feministas, v. 4, jan./jul. 1996.
GOLDMAN, Márcio. Os tambores do antropólogo: antropologia pós-social e etnografia. In: PontoUrbe, jul. 2008.
GONÇALVES, Marco Antônio. Traduzir o outro: etnografia e semelhança. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.
GUIMARÃES, César. Vidas ordinárias, afetos comuns: o espaço urbano e seus personagens no documentário. In: GOMES, Isabel; CORDEIRO, Renato (Org.). Espécies de espaço: territorialidades, literatura, mídia. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
LATOUR, Bruno. Redes que a razão desconhece: laboratórios, bibliotecas, coleções. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
______. Se falássemos um pouco de política? In: Política & Sociedade, Florianópolis, n. 4, p. 11-41, abr. 2004.
ROUCH, Jean. La caméra et les hommes. In: DE FRANCE, Claudine (Ed.). Pour une Anthropologie visuelle. La Haye: Mouton, p. 53-71, [1973] 1979.
VELLOSO, Silvia Pimenta. Os abismos da suspeita: Nietzsche e o perspectivismo. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2003.
VIVEIROS E CASTRO, Eduardo. Métaphysiques cannibales. Paris: PUF, 2009.
______. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
WAGNER, Roy. A invenção da Cultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.