Ainda somos os mesmos? Representações midiáticas da juventude em movimentos sociais, ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22285Palavras-chave:
Juventude, Representação Social, Movimentos SociaisResumo
O objetivo deste artigo é analisar as representações midiáticas das juventudes que se manifestaram pelas ruas do Brasil em três importantes momentos políticos, datados em 1968, 1988-1992 e 2013. Uma pesquisa documental coletou matérias de revista e jornal, Veja e O Globo, respectivamente, que foram escolhidos por serem os veículos de maior circulação, nos dois meios de comunicação, em todos os períodos abordados. As dez matérias foram encontradas a partir de buscas nos acervos digitais disponibilizados na internet, em que palavras-chave como “juventude”, “revolta”, “movimentos sociais” e “manifestações” foram usados. A metodologia aplicada é a análise interpretativa a partir da Teoria das Representações de Serge Moscovici. O que se observa, em síntese, é que as revoltas estudantis de 1968 são recorrentemente lembradas, como referência histórica em tempos atuais, servindo para tornar familiar os fenômenos dos movimentos sociais que tomam de assalto a sociedade “adulta”.
Downloads
Referências
AYER, Alfred Jules. Linha renovada. O Globo, Rio de Janeiro, Geral, p. 1, 12 dez. 1968.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. O tempo e o espaço no mundo estudantil. In: BRITTO, Sulamita de. Sociologia e Juventude, IV – Os movimentos juvenis. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
BOURDIEU, Pierre. A ‘Juventude’ é apenas uma palavra. In: ______. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p. 112-121, 1983.
______. Introdução a uma sociologia reflexiva. In:______. O Poder Simbólico. São Paulo: Ed. Bertrand Brasil, 1999.
DURKHEIM, Émile. Sociologia e filosofia. Rio de Janeiro e São Paulo: Ed. Forense, 1970.
EISENSTADT, Shmuel. Grupos informais e organizações juvenis nas sociedades modernas. In: BRITTO, Sulamita de. Sociologia e Juventude, IV – Os movimentos juvenis. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. Vol. 2. Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.