Representações do mundo da moda na mídia: do luxo ao lixo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6324Palavras-chave:
Mídia, representações culturais, identidadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do discurso da mídia na construção de representações contraditórias e excludentes que dizem respeito a esferas culturais que fazem parte da mesma sociedade moderna brasileira: neste caso, a pobreza e o mundo da moda. Um Estudo de Caso sobre Gisele Guimarães, moradora da Cidade de Deus e modelo de moda, e a análise de matérias publicadas em revistas e jornais brasileiros, além de um programa da TV francesa, servem de objeto de estudo para esta discussão.Downloads
Referências
DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo: Ensaio sobre as noções de poluição e tabu. Coleção Perspectivas do Homem. Lisboa: Edições 70, 1991.
EXPRESSO. A Europa se curva à Cidade de Deus. Expresso. 20 out. 2007. Geral. p. 3.
FOLHA DE SÃO PAULO. “Cinderela do lixão” não virou princesa. São Paulo. 10 jun. 2007. Cotidiano. C8.
FOLHA DE SÃO PAULO. Sou feia, mas tô na moda. São Paulo. 20 jun. 2004. Ilustrada. E4.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MARIE CLAIRE. Top model do morro. São Paulo, n. 192, p. 39-45, mar. 2007.
PEREIRA, Cláudia da Silva. Gisele da Favela: Uma análise antropológica sobre a carreira de modelo. 2008. Tese (Doutorado) - UFRJ/IFCS, 2008.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.