Conversando com a comida: MasterChef e o solilóquio como acesso privilegiado à autenticidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.24523Palavras-chave:
Reality show, solilóquio, signos indiciaisResumo
O artigo propõe uma análise e uma contextualização histórica dos componentes da franquia televisual de competição gastronômica MasterChef enquanto um híbrido entre reality show e talent show. Complementarmente à revelação da competência culinária dos participantes (talent), o público tem acesso ao que consideraria como as emoções autênticas dos aspirantes a chef (reality), à sua intimidade, através do uso recorrente, na economia narrativa do programa, de uma forma de fala pouco natural no cotidiano: o solilóquio. Realizando uma recuperação histórica dessa classe de monólogo na literatura e no teatro, é apresentada uma tentativa de compreensão de como se dá o fenômeno que os autores defendem como o efeito de autenticidade em MasterChef. São analisadas cinco variantes de solilóquio na franquia, a partir de episódios das edições brasileira, argentina e estadunidense do programa.Downloads
Referências
ANDACHT, Fernando. El reality show: una perspectiva analítica de la televisión. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2003.
ASLAMA, Minna; PANTTI, Mervi. Talking alone: Reality TV, emotions and authenticity. European Journal of Cultural Studies, London, v. 9, n. 2, p. 167-184, 2006.
MARQUIONI, C. Eduardo; OLIVEIRA, Caroline Cavalcanti. Para além da competição: consumindo afetos como cultura material no programa MasterChef (análises e reflexões iniciais). In: Conexão – Comunicação e Cultura, v. 14, n. 28. p. 71-95. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2015.
PADRÃO, Ana Paula. Entrevista presencial concedida pela apresentadora da primeira, segunda e terceira temporadas de MasterChef Brasil para Caroline Cavalcanti de Oliveira e Carlos Eduardo Marquioni. São Paulo, 20 set. 2014.
PEIRCE, Charles Sanders. The Collected Papers of C. S. Peirce Vols. I - VIII. HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul; BURKS, Arthur (orgs.). Harvard Mass.: Harvard University Press, 1958.
ROZNOWSKI, Rob. Inner Monologue in Acting. London: Palgrave Macmillan, 2013.
TALCOTT, R. A. The place for personation. Quarterly Journal of Speech, v. 2, n. 2, p. 116-122, 1915. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/00335631609360528 Acesso em: 4 maio 2016.
TAYLOR, Charles. A secular age. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2007.
WALLACE, Clare. Introduction. In: TAYLOR, Charles (org.). Monologues: theatre, performance, subjectivity. Prague: Litteraria Pragensia, p. 1-16, 2006.
WILCE, James M.; FENIGSEN, Janina. Introduction: De-essentializing authenticity: A semiotic approach. Semiótica n. 203, p. 137-152, 2015.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.
_____. A produção social da escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.