O filme publicitário autoral: uma análise da obra de Sofia Coppola
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30498Palavras-chave:
Política de autores. Publicidade autoral. Filme publicitário.Resumo
Resumo: por muitos anos o caráter artístico da publicidade foi negado por diferentes correntes teóricas que se opunham radicalmente em vê-la fazendo parte do “sagrado mundo das artes”. Buscamos neste artigo, analisar e dar legitimidade artística a um tipo muito particular de filme publicitário, pelo seu viés estético e artístico. Concretamente, nos debruçamos sobre uma classe de publicidade audiovisual que pode ser incluída no que o cinema rotula como arte, chamando de cinema de autor ou cinema autoral. Passamos, portanto, a partir deste trabalho, a considerar o que nomeamos de publicidade autoral, após analisarmos um corpus composto por filmes publicitários de uma renomada realizadora cinematográfica, que se adequaram a essa classificação. Nossa proposta se aproxima teoricamente de teorias contemporâneas da arte, da politique des auteurs e da teoria do autor.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Análise textual de um conto de Edgar Poe. In:
BARTHES, Roland. A Aventura Semiológica. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COPPOLA, Sofia. Watch Sofia Coppola’s Calvin Klein Ad Campaign Starring Kirsten Dunst, Rashida Jones and More. New York: 2017. The film stage, 21 abr. 2017. Entrevista concedida a Nick Newman. Disponível em: https://thefilmstage.com/news/watch-sofia-coppolas-calvin-klein-ads-starring-kirsten-dunst-rashida-jones-and-more/ . Acesso em: 04 abr. 2018. https://doi.org/10.3366/film.2019.0105
COSTA, Joan e MOLES, Abraham. Publicidad y Diseño: El Nuevo Reto de la Comunicación. Buenos Aires: Ediciones Infinito. 2005.
DICKIE, George. The Art Circle: A Theory of Art. New York: Haven Publications, 1984.
DICKIE, George. The Institutional Theory of Art. In: JANAWAY, Christopher (ed.). Reading Aesthetics and Philosophy of Art: Selected Text with Interactive Commentary, Blackwell Publishing, Malden-Oxford-Victoria, 2006. https://doi.org/10.1111/j.1468-0149.2008.456_22.x
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind E.; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin H. D. Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism. New York: Thames and Hudson, 2004. https://doi.org/10.1086/adx.24.2.27949380
GIBBONS, Joan. Art & Advertising. I. B. Tauris: London-New York, 2005.
JIMÉNEZ, José. Teoría del arte. Madrid: Tecnos/Alianza Editorial, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valerio Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles. A Terceira Mulher. Permanência e Revolução do Feminino, Maria Lucia Machado (trad.). São Paulo: Companhia das Letras. 2000.
MARCHÁN FIZ, Simón. Desenlaces: la teoría institucional y la extensión del arte. Revista de Estudios Visuales, Murcia, n. 5, p. 138-157, 2008.
MCCARTHY, Kevin F. e HENEGHAN ONDAATJE, Elizabeth. From Celluloid to Cyberspace: The Media Arts and the Changing Arts World. Santa Monica: RAND Corporation. 2002.
SARRIS, Andrew. Notes on the Auteur Theory in 1962. In: MAST, Gerald; COHEN, Marshall (ed.). Film Theory and Criticism: introductory readings. 2. ed. Oxford: Oxford University Press. 1979. p. 650-665.
SARRIS, Andrew. Towards a theory of film history. In: CAUGHIE, John (ed.). Theories of Authorship. London and New York: Routledge, 1996.
SHINER, Larry. La invención del arte. Una historia cultural. Barcelona: Paidós, 2004.
TRUFFAUT, François. O Prazer dos Olhos: escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
WARHOL, Andy. A Filosofia de Andy Warhol - de A a B e de volta a A. Rio de Janeiro: Editora Cobogó. 2008. https://doi.org/10.1093/anb/9780198606697.article.1701003
WEIBEL, Peter. The post-media condition. 2006. Disponível em: http://www.metamute.org/editorial/lab/post-media-condition. Acesso em: 24. fev. 2018.
FILMOGRAFIA
Dior – La vie en rose. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AH_OSee1_gM
GAP – Natal. Disponível em: https://vimeo.com/154317144
GAP – Pinball. Disponível em: https://vimeo.com/154313314
Marni – H&M. Disponível em: https://vimeo.com/37311601
Marc Jacobs – Daisy Perfum. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eaesB-labIA
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.