A bússola do escrever: sobre a função da orientação de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3089Palavras-chave:
Comunicação, Metodologia, InterpretaçãoResumo
No presente artigo se trata de chamar a atenção para a importância da função de orientação na produção de conhecimentos e na formação dos pesquisadores, apontando para a lacuna existente nos estudos sobre esta temática. A orientação de teses e dissertações é realizada, na maioria dos casos, por doutores que passaram por atividades de pesquisa pelo menos durante seu mestrado e doutorado. Entretanto, ter recebido orientação e propor-se a praticá-la, por si só não garante o domínio dos processos, procedimentos e estratégias que podem levar a bom termo uma tese ou dissertação. Boa parte deste trabalho implica ler e escrever, dar forma escrita às idéias, experiências e leituras realizadas, atividade para a qual ainda não contamos com uma formação eficaz específica. Colocar em circulação e debate os sucessos e fracassos dos orientadores é urgente e fundamental para qualificar a academia.Downloads
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