Os embates em torno do “politicamente correto” na publicidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33884Palavras-chave:
Politicamente correto. Publicidade. Práticas de contestação.Resumo
O texto enfrenta o debate em torno do “politicamente correto” nas articulações entre o campo publicitário e a sociedade. Mais do que uma expressão cristalizada, o “politicamente correto” se origina em um debate encetado por diferentes perspectivas de estudo (discursivas, culturais, midiáticas), cujos desdobramentos são importantes para refletir sobre as configurações da publicidade contemporânea e os modos como os sujeitos relacionam-se com ela. O debate é acionado a partir de análise de conteúdo qualitativa sobre os tensionamentos em torno da temática no cenário social brasileiro, no período de 2005 a 2015. O assunto foi um dos três principais mobilizadores entre o campo publicitário e a sociedade nesse ínterim; acionou posições em torno da censura e da liberdade de expressão pelo viés do campo publicitário, e expressou demandas por reconhecimento, em especial, em torno das representações sobre as mulheres junto à sociedade. O “politicamente correto” se configura, nesse contexto, um mecanismo discursivo de disputas em torno das representações que a publicidade faz circular.
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