Para uma crítica da razão metafórica na cultura contemporânea – bases teóricas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9008Palavras-chave:
Linguagem, cultura, poesiaResumo
Apresentamos aqui o contexto teórico e as bases conceituais de uma reflexão sobre as culturas mediáticas contemporâneas. Estas são vistas como culturas híbridas situadas entre dois tipos de lógica: o logos logocêntrico aristotélico e o logos mítico pré-socrático. Inicialmente, olhamos para as incertezas de uma totalidade indivisível cujos fluxos apenas podem ser apreendidos através de uma linguagem poética, não fragmentada. Em seguida, mostramos como a razão ocidental afastou-se gradualmente da linguagem poética para tornar-se filosófica e científica. Por fim, chegamos à necessidade de buscar no nível poético da linguagem uma autenticidade genuína que faz da palavra a realidade e não apenas uma representação da realidade.Concluímos que o poético se faz presente de maneira pregnante na cultura mediática contemporânea, embora assumindo muitas vezes formas clandestinas.Downloads
Referências
BOHM, David. Totalidade e a ordem implicada. São Paulo: Madras, 2008.
BOLLE DE BAL, Marcel. Reliance, déliance, liance: émergence de trois notions sociologiques. Société, n. 80, p. 99-131, 2003.
CASSÉ, Michel;MORIN, Edgar. Filhos do céu – entre vazio, luz e matéria. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.
COSTA, Alexandre. Heráclito. Fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.
DIAGNE, Mamoussé. Critique de la raison orale. Niamey, Paris, Dakar: CELHTO/Karthala/Ifan, 2005.
DRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de; CURVELLO, João José. Os Saberes da Comunicação. Brasília: Casa das Musas, 2007.
FLUSSER, Vilem. Língua e realidade. São Paulo: Anna Blume, 2004.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
HEIDEGGER,Martin. Hölderliny la esencia de la poesia. Barcelona: Anthropos, 1994.
MORIN, Edgar. O método 4 – as idéias.Porto Alegre: Sulina, 2005.
PLATÃO. Crátilo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. Lisboa: Estampa, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.