Public TV & private TV: ethics and ideology in the control of the media
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.3288Keywords:
TV, public television, private televisionAbstract
This research focused on public and private television, analyzing issues of ethics and media ideology at local broadcasters: RBS-TV, TV Bandeirantes and TVE. The objective of this study was to detect the strategies used by the vehicles in order to be aligned with the "governments of the day", interpreting the discourses of the editorial content of the main news programs, published between August 5 and October 3, 2000, Time of the first round of municipal elections across the country.Downloads
References
ANDRÉ, Alberto. Ética e códigos da comunicação social. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1994.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70,
BARROS, Porfírio. Códigos deontológicos de los médios de comunicación. Madrid, 1984.
BLAZQUEZ, Niceto. Ética e meios de comunicação. São Paulo: Paulinas, 1999.
BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Jinkings, 1996.
______. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras,
CARNEIRO, Agostinho Dias. O discurso da mídia. Rio de Janeiro:
Oficina do Autor, 1996.
ESCOBAR, J.C. Mariense. O novo direito de telecomunicações.
Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.
GUARESCHI, Pedrinho. Comunicação & controle social. Petrópolis:
Vozes, 1993.
______. Os construtores da informação. Meios de comunicação,
ideologia e ética. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
KILPP, Suzana. Apontamentos para uma história da televisão no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.
LEAL FILHO, Laurindo Lalo. Atrás das câmeras. Relações entre cultura, estado e televisão. São Paulo: Summus, 1988.
______. A melhor TV do mundo. O modelo britânico de televisão. São Paulo: Summus, 1997.
NOVAES, Adauto (org.). Rede imaginária. Televisão e democracia. São Paulo: Companhia das Letras, Sec. Mun. Cultura, 1991.
SOUZA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito: o lado oculto do receptor.
São Paulo Brasiliense, 1995.
STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 1996.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1999.
______. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
WOLTON, Dominique. Elogio ao grande público. Uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.