Cybersubculturas e cybercenas: explorações iniciais das práticas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3430Palabras clave:
Cybersubcultura, Cena, IinternetResumen
O presente artigo problematiza os conceitos de cena (Straw, 1997, 2006) e de cybersubcultura (Bell, 2000 e Caspary & Manzenreiter, 2003) em sua pertinência para o estudo dos processos e práticas sociais de comunicação, produção e divulgação/distribuição de informações no contexto da cibercultura. A partir das teorias da cibercultura e dos estudos pós-subculturais britânicos propusemos a discussão dos conceitos em relação a algumas práticas concretas de comunicação e sociabilidade da subcultura “electrogoth/industrial” na Internet.Descargas
Citas
AMARAL, Adriana. Visões Perigosas: uma arquegenealogia do cyberpunk. Comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2006.
______. Uma breve introdução à subcultura cyber-punk. Estilo, alteridade, transformações e hibridismo na cibercultura. Revista E-Compós, Brasília, v.03, Ago. 2005. Disponível em: www.compos.org.br/e-compos.
______. Visões obscuras do underground: hackers e rivetheads como subcultura híbrida. Revista 404NotFound, Salvador, n.47, Jul. 2005.
BADDELEY, Gavin. Goth Chic. Um guia para a cultura dark. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
BELL, David, KENNEDY, Bárbara M (ed.). The cybercultures reader. New York: Routledge, 2000.
CASALEGNO, Federico. Entre tribalisme et communautés; desconfigurations sociales émergeantes dans le cyberespace. Media-Institute, On- line forum, Rethinking Media, Jan-March 2001.
CASPARY, Costa, MANZENREITER, Wolfram. From subculture to cybersubculture? The Japanese Noise alliance and the Internet. In: GOTTLI-EB, Nanette, McLELLAND, Mark (ed). Japanese cybercultures. NY: Routledge, p.60-74, 2003.
FREIRE FILHO, João. Das subculturas às pós-subculturas juvenis; música, estilo e ativismo político. In: Revista Contemporânea, Salvador, vol. 03, n.01, junho de 2005. Disponível em: Acesso em: 30 de jul. 2005.
GELDER, Ken, THORNTON, Sarah (ed.). The sub-cultures reader. London: Routledge, 1997.
HARAWAY, Donna. Um manifesto para os ciborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na dé- cada de 80. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HAYLES, N. Katherine. How we became posthuman: virtual bodies in cybernetics, literature and informa- tics. Chicago: The University of Chicago, 1999.
HEBDIGE, Dick. Subculture: the meaning of style. London: Methuen, 1979.
HODKINSON, Paul. Goth: identity, style, and subculture. New York: Berg, 2002.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London: Sage, 2000.
ISACKER, Bernard Ivan. Laibachf he is good enough for Madonna, he should be good enough for Laibach as well! Side-Line Magazine, 22 Dec. 2006.
LEVY, Steven. Hackers. Heroes of the computer revolution. Anchor Press: New York, 1984.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. 2a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
MERCER, Mick. The Hex Files: the goth bible, 1997.London: Batsford Books, 1997.
McCALL, Tara. This is not a rave. In the shadow of a subculture.New York: Thunder ́s Mouth, 2001.
McNEALLY,Vlad. TBM or Techno, LaPlegua does ithis own way. Side-Line Magazine, november 03rd 2006. Disponível em: http://www.side-line.com/ interviews_comments.php?id=18675_0_16_0_C Acesso em: Nov. 2006.
MUGGLETON, David. Inside subculture: the postmodern meaning of style. New York: Berg, 2000.
MUGGLETON, David, WEINZIERL, Rupert (ed.) The post-subcultures reader. New York: Berg, 2004.
MONROE, Alexei. Thinking about mutation. Genres in 1990 electronica. In: BLAKE, Andrew. Living through pop. New York; Routledge, 1999.
SÁ, Simone. Pense e dance: a experiência estética da música eletrônica. Site PoaBeat, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.poabeat.com.br/mo- dules/eNoticias/article.php?articleID=291> Acesso em: 10 Ago. 2006.
STRAW, Will. Scenes and sensibilities. In: Revista E- Compós, Brasília, Ed. 06, agosto 2006.
STRAW, Will. Communities and scenes in popular music. In: GELDER, Ken, THORNTON, Sarah (ed). The subcultures reader. New York: Routleg- de, p.494-505, 1997.
TERRANOVA,Tiziana. Post-human unbounded. Artificial evolution and high-tech subcultures. In; BELL, David, KENNEDY, Bárbara M (ed.). The cybercultures reader. New York: Routledge, 2000.
THOMPSON, Dave. The dark reign of gothic rock. Helter Skelter Books, 1997.
THORNTON, Sarah. Club cultures. Music, media and subcultural capital. Connecticut: Wesleyan University Press, 1996.
WARK, McKenzie. A hacker manifesto. Cambridge: Harvard Press, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.