A encarnação monstruosa
Um problema de figuração
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40124Palabras clave:
Cinema, Corpo, Figura, Carne, ImagemResumen
Este artigo examina como a figuração do humano no cinema articula e tensiona as noções de carne, corpo, identidade, personagem, figura e imagem. Recorreremos ao monstro como uma figura que tanto explicita quanto perturba o funcionamento habitual da figuração, revelando cisões entre corpos e identidades e desinventando o corpo de modo a explicitar a realidade da carne. Para tanto, investigaremos, em particular, os conceitos de “figura” e de “carne”, que serão mobilizados na análise de três filmes de horror que colocam em jogo uma mesma sensação do infamiliar: Vampiros de almas (Don Siegel, 1956), O enigma de outro mundo (John Carpenter, 1982) e Corrente do mal (David Robert Mitchell, 2014).
Descargas
Citas
ABIRACHED, Robert. La crise du personnage dans le théâtre moderne [1978]. Paris: Gallimard, 1994.
ARASSE, Daniel. Le détail: Pour une histoire rapprochée de la peinture. Paris: Flammarion, 1996.
AUBRAL, François. Variations figurales. In: AUBRAL, François; CHATEAU, Dominique. (Orgs.). Figure, figural. Paris: L’Harmattan, 1999, p. 197-243.
AUERBACH, Erich. Figura [1938]. São Paulo: Ática, 1997.
AUMONT, Jacques. Du visage au cinéma. Paris: Cahiers du cinéma, 1992.
AUMONT, Jacques. À quoi pensent les films. Paris: Séguier, 1996.
BELLOÏ, Livio. L’invention du personnage. Iris, n. 24, p. 59-76, 1997.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário [1955]. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BORDWELL, David. Making meaning: Inference and rhetoric in the interpretation of cinema. Cambridge, Londres: Harvard University Press, 1989.
BRENEZ, Nicole. De la figure en général et du corps en particulier. Bruxelas: DeBoeck Université, 1998.
CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção [1964]. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou paradoxos do coração [1990]. Campinas: Papirus, 1999.
CLERGET, Sébastien. Le sur-monstre: John Carpenter, The thing. Admiranda, n. 5, p. 92-96, 1990.
CLOVER, Carol. Her body, himself: Gender in the slasher film. Representations, n. 20, p. 187-228, 1987. https://doi.org/10.2307/2928507
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Logique de la sensation. Paris: La Différence, 1984.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Fra Angelico: Dissemblance et figuration. Paris: Flammarion, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: Questão colocada aos fins de uma história da arte [1990]. São Paulo: Editora 34, 2013.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo [1966]. São Paulo: Perspectiva, 1976.
DUBOIS, Philippe. 2012. Plasticidade e cinema: A questão do figural. In: HUCHET, Stéphane. (Org.). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Edusp, 2012, p. 97-118.
FOUCAULT, Michel. Os anormais [1975]. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FREUD, Sigmund. O infamiliar [1919]. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
FROW, John. Character and person. Oxford: Oxford University Press, 2016.
GARNIER, Xavier. L’éclat de la figure: Étude sur l’antipersonnage de roman. Berlim, Berna, Bruxelas: PIE/ Peter Lang, 2001.
JAMES, William. The principles of psychology [1890]. Cambridge/Londres: Harvard University Press, 1981.
LEFEBVRE, Martin. Psycho, de la figure au musée imaginaire: Théorie et pratique de l’acte de spectature. Montréal, Paris: L’Harmattan, 1997.
LYOTARD, Jean-François. Discours, figure. Paris: Klincksieck, 1971.
MALABOU, Catherine. Plasticité surprise. In: MALABOU, Catherine. (Org.). Plasticité. Paris: Léo Scheer, 2000, p. 310-323.
MANZI FILHO, Ronaldo. Desconstruir a promiscuidade entre o ver e o ler: Reflexões da crítica de Lyotard à fenomenologia de Merleau-Ponty. Kínesis, n. 10, p. 69-83, 2013. https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n10.4533
MARTIN, Adrian. Último dia todos os dias e outros escritos sobre cinema e filosofia. Nova York: Punctum Books, 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível [1964]. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito [1960]. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
MICHAUD, Philippe-Alain. Théologie et cinéma: Le personnage incarné. Admiranda, n. 4, 1989, p. 17-21.
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: Por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MIRANDA, José B. Corpo e imagem [2008]. São Paulo: Annablume, 2011.
PAVIS, Patrice. Le personnage romanesque, théâtral, filmique. Iris, n. 24, p. 171-183, 1997. https://doi.org/10.4000/books.septentrion.13729
PERRY, John. The problem of personal identity. In: PERRY, John. (Org.). Personal identity. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1975, p. 3-30.
SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia, n. 45, p. 153-165, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-25532020344673
VANCHERI, Luc. Les pensées figurales de l’image. Paris: Armand Colin, 2011.
WULFF, Hans. La perception des personages de film. Iris, n. 24, p. 15-32, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista FAMECOS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.